CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Mundo

JD Vance critica decisão da Suprema Corte e diz que governo usará “outros poderes” para impor tarifas

Publicado 20/02/2026 • 17:24 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • JD Vance classificou a decisão da Suprema Corte como uma "ilegalidade" e uma interferência indevida na prerrogativa presidencial de regular importações.
  • O vice-presidente alertou que a medida dificulta a proteção das indústrias domésticas e a resiliência das cadeias de suprimentos americanas.
  • O governo Trump afirmou que recorrerá a uma vasta gama de outros poderes tarifários para manter suas prioridades comerciais e proteger trabalhadores.

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, criticou publicamente a decisão da Suprema Corte que limitou o uso de dispositivos legais para a imposição de tarifas comerciais pelo Executivo, classificando o entendimento do tribunal como uma interferência indevida nas prerrogativas presidenciais.

Em publicação na rede X, Vance afirmou que a Corte desconsiderou a intenção do Congresso dos Estados Unidos ao autorizar o presidente a “regular as importações”.

“Hoje, o Supremo Tribunal decidiu que o Congresso, apesar de ter dado ao presidente a capacidade de regular as importações, não foi isso que realmente quis dizer. Isto é ilegalidade por parte do Tribunal, pura e simplesmente”, escreveu.

Segundo o vice-presidente, o efeito da decisão será dificultar a adoção de medidas destinadas a proteger a indústria doméstica e a segurança das cadeias de suprimentos americanas.

“O seu único efeito será tornar mais difícil para o presidente proteger as indústrias americanas e a resiliência da cadeia de abastecimento.”

Vance acrescentou que o governo do presidente Donald Trump pretende recorrer a outros instrumentos legais para manter sua política comercial.

“O presidente Trump tem uma vasta gama de outros poderes tarifários e irá utilizá-los para defender os trabalhadores americanos e promover as prioridades comerciais desta administração.”

A manifestação reforça o tom crítico da ala governista à decisão judicial, que abriu um novo capítulo no debate institucional sobre os limites da autoridade presidencial em matéria tarifária.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;