CNBC Trump suspende aplicação de lei que proíbe suborno a autoridades estrangeiras

Mundo

JD Vance diz que os EUA defenderão a IA americana e bloquearão esforços para militarizar a tecnologia

Publicado 11/02/2025 • 07:33

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou nesta terça-feira que o país protegerá sua inteligência artificial e tecnologia de chips, impedindo qualquer tentativa de “militarizar” essas inovações críticas.
  • “Vamos proteger a IA e a tecnologia de chips dos EUA contra roubo e uso indevido, trabalhar com nossos aliados e parceiros para fortalecer e expandir essas proteções e fechar caminhos que permitam que adversários adquiram capacidades de IA que ameacem nossa população”, disse Vance.
  • O segundo em comando de Trump também criticou tecnologias baratas e fortemente subsidiadas.

foto: redes sociais

Falando no AI Action Summit em Paris, França, Vance alertou que regimes autoritários têm roubado e usado a inteligência artificial para fortalecer suas capacidades militares e de vigilância, capturar dados estrangeiros e criar propaganda para desestabilizar a segurança nacional de outros países.

“Quero deixar claro: este governo bloqueará tais esforços, ponto final”, afirmou Vance. “Vamos proteger a IA e a tecnologia de chips americanas contra roubo e uso indevido, trabalhar com nossos aliados e parceiros para reforçar essas proteções e impedir que adversários obtenham capacidades de IA que representem ameaças para todos nós.”

China no centro das atenções

O AI Action Summit desta semana tem focado amplamente no modelo de inteligência artificial DeepSeek, da China, que afirmou alcançar desempenho comparável ao modelo o1 da OpenAI, mas com um custo muito menor.

Embora Vance não tenha citado o DeepSeek diretamente, ele fez críticas às tecnologias baratas e fortemente subsidiadas, frequentemente exportadas por regimes autoritários.

“Todos nós conhecemos tecnologias baratas no mercado que foram fortemente subsidiadas e exportadas por regimes autoritários”, disse ele.

Em um comentário indireto direcionado a aliados dos EUA presentes no evento, Vance acrescentou que “nunca vale a pena” colaborar com empresas que operam sob esses regimes.

“Trabalhar com essas partes significa prender sua nação a um mestre autoritário, que busca infiltrar-se, se estabelecer e tomar controle da sua infraestrutura de informações”, alertou o vice-presidente americano.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo