CNBC

CNBCYouTube supera US$ 100 bi em pagamentos a criadores nos últimos quatro anos e fortalece conteúdo em TVs

Mundo

Judiciário argentino revoga proibição de áudios de Karina Milei, revelando tensões no governo

Publicado 17/09/2025 • 06:28 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A justiça argentina derrubou a liminar que impedia veículos de imprensa de veicularem gravações ilegais de Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei, após a própria secretária-geral da presidência solicitar a revogação da medida judicial que havia obtido anteriormente.
  • As gravações capturadas ilegalmente em reuniões políticas revelaram fragilidades internas na cúpula do governo argentino, incluindo declarações de Karina Milei alertando sobre a necessidade de união ("não podemos entrar em briga entre nós") embora o conteúdo não indicasse a prática de crimes.
  • O governo argentino havia classificado a divulgação dos áudios como "um ataque a uma das principais figuras do governo através de uma operação de inteligência não institucional grosseira", mas a proteção judicial foi revogada a pedido da própria Karina Milei perante o juiz civil Patricio Maraniello.
Karina Milei, ao lado de seu irmão, o presidente argentino Javier Milei

Foto por JUAN MABROMATA / AFP

O presidente da Argentina, Javier Milei (esq.), junto de sua irmã, a Secretária-geral da Presidência, Karina Milei, à frente de uma "motociata" antes das eleições municipais em Lomas de Zamora, Buenos Aires, na Agentina, em 27 de agosto de 2025.

Uma decisão do judiciário argentino de terça-feira, 16, derrubou o impedimento que proibia veículos de imprensa de veicular gravações de Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei, feitas de modo ilegal em reuniões políticas.

A liminar, alvo de críticas de associações jornalísticas por supostamente ferir a liberdade de expressão, perde efeito a pedido da própria Karina, que buscou a revogação da medida por meio do juiz civil Patricio Maraniello.

Leia também

Bolsa argentina e peso despencam em 2025 e revivem fantasmas de crises anteriores

Derrota de Milei abala mercado na Argentina; bolsa e peso argentino têm forte queda

Na Argentina, governador de Buenos Aires desponta como líder do peronismo contra Milei

Karina, que ocupa o posto de secretária-geral da presidência, havia solicitado a proteção judicial depois da circulação dos áudios no início deste mês.

Embora o conteúdo dos arquivos não indicasse qualquer crime, as conversas revelaram fragilidades internas na cúpula do governo. Em um dos trechos, ela afirma ao interlocutor: “não podemos entrar em briga entre nós. Temos que estar unidos”, destacou Karina Milei conforme a apuração da fonte da matéria.

Logo após a exposição das gravações, o governo levou o caso ao judiciário, alegando que a ação representava “um ataque a uma das principais figuras do governo nacional, por meio de uma operação de inteligência não institucional grosseira”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo