Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Líderes mundiais reagem ao ataque dos EUA ao Irã
Publicado 22/06/2025 • 00:35 | Atualizado há 2 meses
Inflação nos EUA cresce 2,7% em julho, menos que o esperado diante das tarifas
Trump abre brecha para Nvidia negociar versão reduzida de chip para China
Exclusivo CNBC: CEO da Beast Industries diz como empresa se tornou gigante e revela estratégias de Mr. Beast, o maior youtuber no mundo
Musk ameaça processar Apple por supostas violações antitruste ao aplicativo de IA Grok
Trump estende prazo de tarifas sobre a China em 90 dias
Publicado 22/06/2025 • 00:35 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com trabalhadores enquanto um mastro de bandeira é instalado no gramado sul da Casa Branca, em Washington (DC), nesta quarta-feira, 18 de junho
EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Líderes mundiais reagiram ao anúncio do presidente Donald Trump, no sábado, de que os EUA realizaram um “ataque muito bem-sucedido” a três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordo. “Este é um momento histórico para os Estados Unidos da América, Israel e o mundo. O Irã deve agora concordar em acabar com esta guerra”, publicou o presidente dos EUA no Truth Social.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, disse em uma declaração no X que sua nação “reserva todas as opções” para responder ao ataque.
“Os eventos são ultrajantes e terão consequências eternas”, disse Araghchi. “Todos os membros da ONU devem estar alarmados com este comportamento extremamente perigoso, ilegal e criminoso. De acordo com a Carta da ONU e suas disposições que permitem uma resposta legítima em legítima defesa, o Irã reserva todas as opções para defender sua soberania, seus interesses e seu povo.”
Araghchi disse que os ataques às “instalações nucleares pacíficas do Irã” pelos EUA foram “uma grave violação da Carta da ONU, do direito internacional e do TNP”.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse: “A decisão ousada de Trump mudará a história”. Falando minutos após o ataque, Netanyahu disse: “O presidente Trump e eu costumamos dizer: ‘Paz pela força’. Primeiro vem a força, depois vem a paz.” E esta noite, Donald Trump e os Estados Unidos agiram com muita força”.
A Rússia condenou “veementemente” os ataques dos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã. Em comunicado divulgado neste domingo (22), a diplomacia russa chamou os bombardeios de “decisão irresponsável” e alegou uma violação flagrante ao direito internacional. “A decisão irresponsável de realizar ataques com mísseis e bombas no território de um Estado soberano, independentemente dos argumentos apresentados, viola flagrantemente o direito internacional”, disse o Ministério de Relações Exteriores do país.
Enquanto isso, a China condenou veementemente o ataque dos EUA ao Irã e às instalações nucleares supervisionadas pela Agência Internacional de Energia Atômica, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês no domingo.
A medida viola gravemente a Carta das Nações Unidas e agrava as tensões no Oriente Médio, disse o ministério em um comunicado em seu site.
Um informe divulgado na mídia estatal afirmou ainda que os Estados Unidos estariam “repetindo o erro cometido no Iraque”, referindo-se à invasão americana no país em 2003. “A história tem demonstrado repetidamente que intervenções militares no Oriente Médio frequentemente produzem consequências não intencionais, incluindo conflitos prolongados e desestabilização regional”, afirmou a mídia chinesa.
A China pediu às partes em conflito, especialmente Israel, que cessassem os ataques o mais rápido possível e iniciassem o diálogo e as negociações, disse o ministério.
Já o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou no sábado que os ataques dos EUA ao Irã representam uma escalada perigosa em uma região já volátil, sendo uma séria ameaça à paz e à segurança globais.
Leia mais
Trump chama Irã de “maior estado patrocinador do terrorismo do mundo”
Israel proíbe atividades não essenciais após bombardeio dos EUA no Irã
“Há um risco crescente de que este conflito saia rapidamente do controle — com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo”, disse Guterres em um comunicado divulgado pela Reuters.
“Neste momento perigoso, é fundamental evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho a seguir é a diplomacia. A única esperança é a paz”, disse ele.
Em um comunicado divulgado no X, o Papa Leão XIV afirmou que “a guerra não resolve os problemas, mas os amplifica e produz feridas profundas na história dos povos”. O pontífice clamou para “que a diplomacia faça silenciar as armas” e alertou para o risco de um “precípio irreparável” com a escalada das tensões. “Nenhuma vitória armada pode compensar a dor das mães, o medo das crianças ou futuros roubados”, disse o Papa.
O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, condenou os ataques em uma mensagem no Telegram: “A Venezuela condena a agressão militar dos EUA contra o Irã e exige a cessação imediata das hostilidades. A República Bolivariana da Venezuela condena firme e categoricamente o bombardeio realizado pelos militares dos Estados Unidos, a pedido do Estado de Israel, contra instalações nucleares na República Islâmica do Irã, incluindo os complexos de Fordow, Natanz e Isfahan.”
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, também condenou os ataques à plataforma de mídia social X, afirmando: “Condenamos veementemente o bombardeio americano às instalações nucleares do Irã, que constitui uma perigosa escalada do conflito no Oriente Médio. A agressão viola gravemente a Carta da ONU e o direito internacional e mergulha a humanidade em uma crise com consequências irreversíveis.”
O Ministério das Relações Exteriores do México pediu um diálogo diplomático sobre X: “O ministério apela urgentemente ao diálogo diplomático para a paz entre as partes envolvidas no conflito no Oriente Médio. Em consonância com nossos princípios constitucionais de política externa e com a convicção pacifista de nosso país, reiteramos nosso apelo para apaziguar as tensões na região. O restabelecimento da coexistência pacífica entre os Estados da região é a maior prioridade.”
Um porta-voz do governo australiano também pediu abrandamento da tensão, informou a Reuters: “Temos deixado claro que o programa nuclear e de mísseis balísticos do Irã representa uma ameaça à paz e à segurança internacionais. Tomamos nota da declaração do presidente dos EUA de que agora é o momento da paz. A situação de segurança na região é altamente volátil. Continuamos a pedir abrandamento da tensão, diálogo e diplomacia.”
Reações em todo o mundo estão chegando lentamente enquanto os líderes avaliam o impacto do ataque.
O Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul se reuniu neste domingo com o conselheiro Wi Sung-lac, pedindo aos “ministérios relevantes que minimizem o impacto da recente série de acontecimentos no Oriente Médio”, de acordo com comentários de um porta-voz presidencial divulgados pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
O Papa Leão disse que a comunidade internacional deve se esforçar para evitar a guerra, que corre o risco de abrir um “abismo irreparável”, e que a diplomacia deve tomar o lugar do conflito. “Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: impedir a tragédia da guerra antes que ela se torne um abismo irreparável”, disse o Papa Leão durante sua oração semanal com os peregrinos.
“Nenhuma vitória armada pode compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado. Que a diplomacia silencie as armas, que as nações tracem seu futuro com esforços de paz, não com violência e conflitos sangrentos”, acrescentou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Uber lança selo de 'verificado' como medida de segurança; veja como funciona
Dono da Ultrafarma é preso em operação do MP contra corrupção de auditores fiscais
Conheça a trajetória de Sidney Oliveira, empresário preso em esquema de corrupção
Banco Central planeja lançar Pix Parcelado em setembro: quem vende vai receber tudo na hora; quem paga poderá dividir a conta
Lula liga para Xi Jinping, pede apoio para a COP30 e discute com presidente chinês investimentos bilaterais em novos setores