Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula defende democracia, combate à desigualdade e regulação digital em discurso no Chile
Publicado 21/07/2025 • 18:18 | Atualizado há 5 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 21/07/2025 • 18:18 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Canal Gov.
Presidente Lula discursa em um evento no Chile.
O presidente Lula participou nesta segunda-feira (21), em Santiago, no Chile, de uma reunião de alto nível sobre defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno, Gabriel Boric. O evento reuniu lideranças políticas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil latino-americana.
“Se você não quer envelhecer, encontre uma causa para viver. E a minha é a luta contra a desigualdade no nosso planeta Terra”, afirmou Lula, ao comentar sua trajetória política e pessoal.
O presidente recordou o golpe de Estado ocorrido no Chile em 1973 e mencionou o papel do país como refúgio para perseguidos políticos durante as ditaduras militares na América Latina. “Este país foi asilo contra a opressão. Aqui, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Marco Aurélio Garcia, Emir Sader e tantos outros brasileiros receberam abrigo”, disse.
Lula destacou que os avanços democráticos conquistados na região foram resultado de lutas sociais e populares, mas que hoje enfrentam novos riscos. “Recuperamos a liberdade nas ruas, lutando arduamente em tréguas. Hoje, essas conquistas estão novamente em cheque”, afirmou.
Ele apontou a desinformação como um dos principais desafios atuais. “A desinformação corrói a verdade. Os inimigos da democracia não recorrem mais a tanques. Eles controlam algoritmos, semeando ódio e espalhando medo”, disse.
Leia mais:
“A defesa da democracia não cabe somente aos governos”, diz Lula durante encontro no Chile
Lula repudia ação dos EUA que revogou vistos dos ministros do STF: “Arbitrária e sem fundamento”
O presidente criticou os efeitos do neoliberalismo e da concentração de renda. “Em meio aos escombros do neoliberalismo, temos como legado uma massa de deserdados e excluídos, presas fáceis de aventureiros que negam a política”, declarou. Segundo ele, “1% das pessoas mais ricas do planeta controlam 45% da riqueza global”.
Lula defendeu a retomada do papel do Estado como instrumento para efetivar direitos e combater a pobreza. “Democracia não é só votar. É ter comida na mesa. É ter uma casa. Ver seus filhos na universidade e desfrutar de lazer e cultura”, afirmou. Ele também citou o Papa Francisco: “Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça com desigualdade”.
Sobre a crise climática, Lula defendeu metas mais ambiciosas e reforçou a importância da COP30, que será realizada na Amazônia. “Sem metas ambiciosas, não impediremos que o aquecimento global supere 1,5 grau”, disse. Ele também mencionou o papel de comunidades tradicionais na preservação ambiental: “Debaixo de cada copa de árvore existe um indígena, um quilombola, um ribeirinho, um seringueiro e um extrativista que precisam sobreviver”.
Ao tratar das plataformas digitais, Lula defendeu uma regulação mais clara e rigorosa. “O que é crime na vida real deve ser crime no ambiente digital”, afirmou. “As redes digitais não são uma terra sem lei, em que é possível atentar impunemente contra a democracia, incitar o ódio e a violência.”
Lula concluiu o discurso com uma mensagem sobre esperança e engajamento social. “A história nos ensina que nenhum retrocesso se sustenta diante da mobilização popular”, disse. Ele também expressou otimismo em relação ao futuro: “Peço a Deus que me permita viver até os 120 anos. Porque a ciência diz que quem vai viver 120 anos já nasceu. Eu reivindico que seja eu.”
O presidente finalizou com uma saudação: “Viva a democracia. Viva o direito de viver em paz num mundo mais justo e soberano.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
3
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
4
Aquisição da Warner: como está a disputa entre Paramount e Netflix?
5
Corinthians vence o Vasco e é campeão da Copa do Brasil; premiação total supera R$ 100 milhões