CNBC

CNBC Trump diz que tarifa sobre remédios pode chegar a até 250%

Mundo

Maior fabricante de chips do mundo, TSMC, alerta sobre vazamentos de segredos comerciais

Publicado 05/08/2025 • 06:49 | Atualizado há 13 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. disse que detectou “atividades não autorizadas” que levaram à descoberta de possíveis vazamentos de segredos comerciais.
  • A TSMC informou que tomou medidas contra o pessoal envolvido e iniciou procedimentos legais.
  • O maior fabricante de semicondutores do mundo domina o mercado de fabricação dos chips mais avançados e conta com grandes empresas como Apple e Nvidia como clientes.
Prédio da TSMC

Peellden/Wikipedia.

Prédio da TSMC.

Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) disse nesta terça-feira (5) que detectou “atividades não autorizadas” que levaram à descoberta de potenciais vazamentos de segredos comerciais.

O maior fabricante de semicondutores do mundo disse à CNBC que tomou medidas disciplinares “rigorosas” contra o pessoal envolvido e que também iniciou processos legais.

“A TSMC mantém uma política de tolerância zero em relação a quaisquer ações que comprometam a proteção de segredos comerciais ou prejudiquem os interesses da empresa”, disse a TSMC.

“Essas violações são tratadas com e punidas com todo o rigor da lei. Permanecemos comprometidos em salvaguardar nossa competitividade fundamental e os interesses compartilhados de todos os nossos funcionários”, completou a empresa.

Os semicondutores ganharam importância estratégica nos últimos anos, tornando-se o pilar fundamental do boom de modelos e aplicações de inteligência artificial. 

O aumento das tensões geopolíticas colocou em evidência as vantagens tecnológicas competitivas de grandes empresas na cadeia de suprimentos de chips, como a TSMC e outras líderes em geral.

A TSMC, com sede em Taiwan, domina o mercado de fabricação dos chips mais avançados do mundo e conta com grandes gigantes da tecnologia, incluindo a Apple e Nvidia como clientes.

Como o caso está sob revisão judicial, a TSMC não pode fornecer mais informações, disse a empresa.

A TSMC identificou o problema precocemente devido aos seus “mecanismos de monitoramento abrangentes e robustos”, disse a empresa, acrescentando que realizou investigações internas rápidas.

O Nikkei Asia, citando diversas fontes familiarizadas com o assunto, relatou na terça-feira que vários ex-funcionários da TSMC são suspeitos de tentar obter informações proprietárias críticas sobre o desenvolvimento e a produção de chips de 2 nanômetros enquanto ainda trabalhavam na empresa.

A produção do chip de 2 nanômetros está entre os processos de fabricação de ponta na indústria de semicondutores atualmente. A TSMC afirmou não ter nenhuma informação adicional para compartilhar quando questionada pela CNBC sobre a reportagem do Nikkei.

Como líder mundial na fabricação de chips, a TSMC possui um acervo de propriedade intelectual. A empresa já declarou ter mais de 200.000 segredos comerciais registrados em seu sistema interno.

Não é a primeira vez que a TSMC é alvo de um possível roubo. Em 2018, um tribunal taiwanês indiciou um ex-funcionário por copiar segredos comerciais relacionados ao processo de fabricação de 28 nanômetros, com a intenção de transferi-los para uma empresa de semicondutores na China continental.

Em 2023, a ASML, que fabrica máquinas necessárias para fabricar os chips mais avançados, disse que descobriu que um ex-funcionário na China havia se apropriado indevidamente de dados relacionados à sua tecnologia proprietária.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo