Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Megaoperação tenta localizar atirador que assassinou Charlie Kirk, aliado de Trump
Publicado 11/09/2025 • 09:44 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 11/09/2025 • 09:44 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Uma grande operação que une departamentos de polícia estaduais e federais dos Estados Unidos intensificou a busca do responsável pela morte do ativista Charlie Kirk, uma das vozes mais influentes do conservadorismo do país, em um episódio que reacendeu temores da escalada de violência política no país. Ele foi atingido por um tiro de fuzil disparado a longa distância quando palestrava na quarta-feira (10) na Utah Valley University, na cidade de Orem.
O atirador está foragido, apesar das buscas conduzidas por agentes federais, estaduais e locais. O prefeito de Orem, David Young, afirmou que várias agências de segurança investigam o caso, mas confirmou que o suspeito ainda não foi capturado. O FBI abriu uma linha digital para que o público envie informações sobre o paradeiro do responsável.
Duas pessoas inicialmente detidas para interrogatório foram liberadas após as autoridades concluírem que não tinham relação com o ataque. Uma delas foi indiciada por obstrução de justiça, por interferir com a polícia do campus.
Leia também: O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump
Durante uma coletiva de imprensa, Cox lançou um duro aviso ao atirador: “Quero deixar absolutamente claro agora para quem fez isso: nós vamos encontrá-lo, julgá-lo e responsabilizá-lo até o limite máximo da lei.”
O governador de Utah, Spencer Cox, republicano, classificou o crime como “assassinato político”, mas os investigadores ainda não revelaram publicamente um possível motivo.
Kirk foi atingido no pescoço enquanto falava em um evento na Utah Valley University. Imagens do local mostraram-no discursando quando um único disparo foi ouvido. Ele caiu na cadeira antes de a câmera se mover rapidamente, e sons de pânico tomaram conta da audiência.
O Departamento de Segurança Pública de Utah informou que o atirador, vestido com roupas escuras, disparou de um telhado próximo em um ataque que as autoridades classificaram como “direcionado”.
Kirk tinha grande influência na política dos EUA, impulsionando o apoio a Trump entre jovens eleitores – um fator-chave para o retorno do republicano ao poder no ano passado.
Ele cofundou a Turning Point USA em 2012 para difundir ideias conservadoras entre os jovens, e sua habilidade de comunicação o tornou porta-voz frequente em emissoras de televisão.
Kirk usava seu alcance no TikTok, Instagram e YouTube para reforçar apoio a políticas anti-imigração, ao cristianismo declarado e ao direito ao porte de armas, além de divulgar trechos editados de debates realizados em suas diversas participações em faculdades.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Como bolsa, dólar e juros devem reagir à reunião de Lula e Trump
4
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas