Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Meta e Amazon anunciam o fim de programas de diversidade e inclusão
Publicado 10/01/2025 • 17:45 | Atualizado há 11 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 10/01/2025 • 17:45 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Aplicativos da Meta
Pexels
A Meta, empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que encerrará diversos programas internos voltados à promoção de diversidade, equidade e inclusão (DEI, na sigla em inglês).
A mudança foi comunicada aos funcionários por Janelle Gale, vice-presidente de pessoas, em um texto compartilhado no fórum de comunicação interna da empresa, o Workplace.
Acabaram o programa que priorizava a contratação de candidatos de grupos subrepresentados, o treinamento de equidade e inclusão e a equipe dedicada à promoção de diversidade.
A Meta afirmou que continuará a buscar candidatos de diferentes origens, mas não usará mais a prática de selecionar grupos subrepresentados para garantir que a contratação seja baseada exclusivamente nas qualificações.
A empresa mencionou que a mudança ocorre em resposta ao cenário legal e político dos Estados Unidos, que inclui recentes decisões da Suprema Corte sobre discriminação e a aplicação de políticas de DEI, mas disse que mantém compromisso com a criação de equipes diversas –no entanto, sem dar preferência a qualquer grupo com base em características como gênero ou raça.
Maxine Williams, a diretora de diversidade da Meta, passará a focar em questões relacionadas à acessibilidade e ao engajamento.
De acordo com o The New York Times, nos escritórios da Meta no Vale do Silício, Texas e Nova York, os gerentes de instalações foram instruídos a remover os absorventes dos banheiros masculinos, que a empresa havia disponibilizado para funcionários não binários e transgêneros.
A decisão gerou críticas internas, com vários funcionários expressando desaprovação pela mudança.
A empresa também anunciou outras alterações recentes em sua equipe, como a substituição de Nick Clegg por Joel Kaplan como chefe de assuntos globais, e modificações na política de discurso, que inclui o fim da verificação de fatos por terceiros.
A Meta não deu explicação sobre essas mudanças, mas afirmou que continuará a trabalhar em políticas para garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis e úteis a todos os usuários.
Além disso, a empresa declarou que, embora as políticas de DEI estejam sendo revistas, o foco permanece em construir uma equipe de trabalho com talentos diversos e promover um ambiente inclusivo para todos os funcionários.
A Amazon anunciou que está interrompendo alguns de seus programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), de acordo com um memorando interno divulgado hoje. A decisão faz parte de uma revisão de iniciativas dentro da empresa.
A vice-presidente de experiências inclusivas e tecnologia da Amazon, Candi Castleberry, revelou que a empresa está “descontinuando programas e materiais desatualizados” e mudando o foco para programas com resultados comprovados, além de buscar criar uma cultura mais inclusiva.
Além disso, a empresa reestruturou sua página “Our Positions”, consolidando seções anteriormente dedicadas a temas como “Equidade para Negros”, “Diversidade e Inclusão”, e “Direitos LGBTQ+” em um único parágrafo, destacando seu compromisso com a criação de uma empresa diversificada e inclusiva, sem tratar desigualdades de forma separada.
A mudança ocorre em um momento em que outras grandes empresas, como McDonald’s, Walmart e Ford, também estão alterando ou suspendendo suas iniciativas DEI.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Mega da Virada vai pagar prêmio de R$ 1 bilhão
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?