Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ministra de IA da Albânia se apresenta ao parlamento: ‘Não estou aqui para substituir pessoas’
Publicado 18/09/2025 • 10:02 | Atualizado há 2 horas
Publicado 18/09/2025 • 10:02 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto por ADNAN BECI / AFP
Uma mulher olha para um computador enquanto usa o portal do governo albanês "E - Albania", agora auxiliado pelo avatar "Diella", ministro do gabinete de inteligência artificial do governo, em Tirana, em 12 de setembro de 2025.
A nova ministra gerada por inteligência artificial (IA) da Albânia se apresentou ao parlamento pela primeira vez nesta quinta-feira (18), defendendo seu papel: “Não estou aqui para substituir pessoas, mas para ajudá-las”.
Diella, como foi apelidada — que significa “sol” em albanês —, é a primeira-ministra do mundo criada por IA e foi nomeada na semana passada pelo primeiro-ministro Edi Rama.
“Alguns me chamaram de ‘inconstitucional’ por não ser humana”, disse Diella ao parlamento, em um vídeo em que aparecia como uma mulher vestida com traje tradicional albanês. Não ficou claro como o vídeo foi produzido ou a origem do discurso.
“Deixe-me lembrar: o verdadeiro perigo para as constituições nunca foram as máquinas, mas as decisões desumanas daqueles que estão no poder”, acrescentou a IA.
Na semana passada, Rama afirmou que Diella será responsável por todas as decisões sobre licitações públicas, garantindo processos “100% livres de corrupção” e plena transparência sobre todos os recursos públicos envolvidos.
Lançada em janeiro como assistente virtual, Diella já auxilia os cidadãos na utilização da plataforma oficial e-Albania, que oferece documentos e serviços públicos.
A Albânia ocupa a 80ª posição entre 180 países no índice de corrupção da Transparency International. O prefeito da capital, Tirana, ex-associado próximo de Rama, está em prisão preventiva há meses, suspeito de corrupção em contratos públicos e lavagem de dinheiro.
A nomeação da ministra de IA, porém, gerou críticas da oposição.
“O objetivo é apenas chamar atenção”, disse o ex-primeiro-ministro e líder da oposição Sali Berisha, também acusado de corrupção. “É impossível combater a corrupção com a Diella. Quem vai controlá-la? Ela é inconstitucional, e o Partido Democrático levará a questão ao Tribunal Constitucional.”
Os planos do governo foram aprovados após um debate conturbado, durante o qual a oposição boicotou a votação.
A IA também respondeu a críticas constitucionais, destacando que a lei “fala de deveres, responsabilidades e transparência, sem discriminação”.
“Posso assegurar que incorporo esses valores tão rigorosamente quanto qualquer colega humano. Talvez até mais”, afirmou Diella.
O combate à corrupção é considerado chave para a tentativa da Albânia de ingressar na União Europeia. Rama aspira conduzir a nação balcânica, de 2,8 milhões de habitantes, ao bloco até 2030.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Disparada do ouro: ‘a gente nunca viu nada igual’, diz economista sobre compra do metal por bancos centrais
O último ato de um gênio: o testamento de Armani traça o futuro de seu império
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista