CNBC Boeing enfrenta caminho árduo um ano após acidente com porta de emergência

Mundo

Morre Rosita Missoni, cofundadora da grife italiana de mesmo nome

Publicado 03/01/2025 • 15:33

AFP

KEY POINTS

  • Rosita Missoni, cofundadora da renomada grife italiana Missoni, morreu na última quinta-feira (2), aos 93 anos.
  • A informação foi confirmada por Attilio Fontana, presidente da região da Lombardia.
  • Rosita, conhecida pelos seus óculos e cabelo branco curto, nasceu em 1931.

Rosita Missoni, cofundadora da renomada grife italiana Missoni, morreu na última quinta-feira (2), aos 93 anos. A informação foi confirmada por Attilio Fontana, presidente da região da Lombardia.

Rosita, conhecida pelos seus óculos e cabelo branco curto, nasceu em 1931. Aos 16 anos, conheceu Ottavio Missoni, 10 anos mais velho, em Londres, com quem fundou a grife. Na época, ele competia nos 400 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos.

Com um amigo, Ottavio já havia alcançado um pequeno sucesso produzindo roupas esportivas de malha, feitas com lã azul brilhante, a cor nacional da Itália, e com a qualidade de ‘roupas com zíper’, como Rosita revelou em entrevista à AFP em 2016.

A inovação, que permitiu vestir calças sem precisar tirar os sapatos, conquistou diversas federações italianas, inclusive a de atletismo, que abordou nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948.

Rosita e Ottavio casaram-se em 1953 e expandiram o seu negócio, criando peças de vestuário vanguardistas, brincando com núcleos, linhas, ziguezagues e flores.

“Perdemos uma figura extraordinária, um ícone de estilo e criatividade que trouxe ao mundo a excelência da Lombardia e o valor do artesanato italiano”, disse Francesca Caruso, deputada da Cultura,

Em 1997, Rosita entregou as ideias da marca à filha Angela e dedicou-se à linha de design de interiores Missoni Home, recorrendo a arquivos e coleções para criar sofás, cadeiras e tecidos de interior.

MAIS EM Mundo