CNBC

CNBCNa disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do banco bentral diante de Trump

Mundo

Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do banco bentral diante de Trump

Publicado 17/12/2025 • 11:57 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Christopher Waller afirma que defenderá “absolutamente” a independência do Fed em conversa com Trump.
  • Diretor do Fed está entre os finalistas para substituir Jerome Powell em 2026.
  • Mercado monitora risco de interferência política na política monetária dos EUA.

Christopher Waller, diretor do Fed

Reuters

O diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, afirmou nesta quarta-feira (17), em entrevista à CNBC, que irá enfatizar de forma inequívoca a importância da independência do banco central ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração ocorre em um momento sensível para os mercados, com a aproximação do fim do mandato do atual chairman, Jerome Powell, em maio de 2026.

Waller é um dos cinco nomes cotados para assumir a presidência do Fed e tem uma entrevista agendada com Trump ainda hoje. Questionado pelo jornalista Steve Liesman, da CNBC, se defenderia a autonomia da autoridade monetária, foi direto: “Com certeza”.

Passei 20 anos da minha vida estudando a independência dos bancos centrais e por que ela é importante”, afirmou Waller durante o Yale CEO Summit, destacando que possui um histórico acadêmico e técnico robusto sobre o tema.

Ruído político e impacto no mercado

Trump tem sido um crítico recorrente do Fed, acusando a instituição de agir lentamente na redução dos juros. O presidente já atacou publicamente Powell e chegou a cogitar sua demissão antes do fim do mandato, o que elevou preocupações entre investidores sobre a possibilidade de uma liderança mais alinhada politicamente à Casa Branca.

Esses temores ganharam força com especulações de que Trump poderia nomear um aliado mais flexível à política monetária. Waller, no entanto, minimizou o risco de interferência direta, afirmando que o presidente já expressa claramente suas opiniões sobre juros e política monetária por meio da rede social Truth Social.

Segundo ele, o canal institucional adequado de comunicação entre o Executivo e o Fed é a reunião quinzenal entre o presidente do banco central e o secretário do Tesouro, e não encontros diretos com o presidente.

Juros ainda acima do nível neutro

Do ponto de vista econômico, Waller afirmou à CNBC que vê a taxa de juros ainda 50 a 100 pontos-base acima do nível neutro, aquele que não estimula nem restringe a economia.

Ainda temos espaço para reduzir”, disse, sinalizando que o Fed pode promover novos cortes caso as condições macroeconômicas permitam. A leitura reforça a atenção do mercado à trajetória dos juros em 2025 e 2026, especialmente diante de um ambiente político mais ruidoso.

Disputa aberta pela sucessão

Além de Waller, outros nomes seguem no radar para a sucessão de Powell. O diretor do National Economic Council, Kevin Hassett, é visto como um dos favoritos, embora enfrente resistência dentro do próprio círculo de Trump. Outro nome citado é o do ex-diretor do Fed Kevin Warsh.

“I think you have Kevin and Kevin. They’re both great”, disse Trump ao Wall Street Journal na semana passada, reforçando que a disputa segue em aberto.

Para empresários e investidores, o processo sucessório no Fed tornou-se um fator-chave de risco e volatilidade, já que a credibilidade e a independência da política monetária são pilares centrais para a previsibilidade dos mercados globais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;