Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘O plano é não deixar os EUA sem nosso suco’, diz diretor da CitrusBR sobre tarifa de Trump
Publicado 07/04/2025 • 11:12 | Atualizado há 6 meses
Spirit Airlines reduz 25% da malha e corta 40 rotas para enfrentar nova recuperação judicial
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco
De Elon Musk a Satya Nadella, esses líderes de tecnologia já foram portadores de visto H-1B
JD Vance está ‘confiante’ de que os EUA ‘separaram com sucesso’ o TikTok da empresa controladora chinesa ByteDance
Talentos da tecnologia podem migrar para Oriente Médio com aumento da taxa de visto de trabalho nos EUA
Publicado 07/04/2025 • 11:12 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O Brasil é um dos maiores produtores de suco de laranja do mundo, e as exportações para os Estados Unidos são estratégicas para o setor.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta segunda-feira (07), Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, comentou sobre o impacto das novas políticas comerciais defendidas por Donald Trump no fluxo de exportação do produto brasileiro.
“Os Estados Unidos podem se dar ao luxo de ficar sem o suco de laranja do Brasil?” — foi uma das perguntas feitas pela reportagem.
“Primeiramente, o plano é não deixar que os americanos fiquem sem o nosso suco. O mercado americano representa 37% das exportações brasileiras. Então, o Brasil também não pode abrir mão desse mercado,” afirmou Netto.
Segundo ele, a indústria de suco é altamente sofisticada, o que torna inviável substituir, de forma imediata, um mercado do porte dos Estados Unidos.
“O que pode acontecer é um aumento de custo que vai afetar toda a cadeia produtiva no Brasil. Isso é muito ruim, porque tira a competitividade do nosso produto, principalmente quando consideramos que o México aparentemente continua usufruindo dos benefícios do acordo de comércio com Estados Unidos e Canadá, com tarifa zero, enquanto nós estamos pagando quase 25% entre tarifas fixas e ad valorem,” explicou.
Para o executivo, o cenário é preocupante, mas o setor tem atuado com resiliência.
Ao ser questionado se o Brasil importa suco de laranja dos Estados Unidos, Netto respondeu que, se existe importação, ela é absolutamente residual.
“Os EUA já foram um dos maiores produtores de suco de laranja do mundo, inclusive incentivaram essa indústria. Mas os pomares da Flórida vêm sendo duramente afetados por uma doença chamada greening. Nos últimos 15 anos, a produção caiu de 150 milhões para apenas 11 milhões de caixas. O Brasil tem sido um fornecedor essencial para manter o suco na mesa dos americanos,” completou.
Segundo ele, essa dependência reforça o papel estratégico do Brasil no abastecimento global e contradiz qualquer alegação de que o produto brasileiro ameaça a produção local norte-americana.
Ao ser questionado sobre eventuais perdas no mercado dos EUA, por exemplo, se o Brasil deixasse de exportar 10% dos atuais 37%, Netto explicou que, como associação setorial, a CitrusBR não pode fazer previsões comerciais.
“Isso depende das negociações individuais entre empresas e seus parceiros. O que podemos afirmar é que uma tarifa de 10% representa um aumento de cerca de 80% nos custos aduaneiros no mercado americano,” disse.
De acordo com ele, embora existam outros mercados, é virtualmente impossível substituir os Estados Unidos a curto prazo.
“O que esperamos é que medidas sejam tomadas para mitigar essa tarifa, porque, do contrário, isso vai afetar toda a cadeia produtiva no Brasil, principalmente com a diminuição da renda gerada por esse mercado,” concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Confusão após luta de Popó pode virar risco reputacional para cervejaria e afastar patrocinadores
Terceira morte por ingestão de bebida adulterada com metanol é confirmada em SP
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
Accenture prioriza IA e planeja desligar funcionários que não se adaptarem