Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Publicado 08/09/2025 • 10:04 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 08/09/2025 • 10:04 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pexels
Inteligência artificial
Embora a inteligência artificial tenha causado turbulência no mercado de trabalho, a recente queda nas oportunidades de emprego está mais relacionada à incerteza econômica, afirmam os especialistas. “Quando analisamos o mercado de trabalho de forma mais ampla, vemos que o impacto da IA ainda é relativamente pequeno”, disse Cory Stahle, economista sênior do Indeed, site de busca de empregos.
“O ponto importante é que isso não significa que seja zero”, afirmou ele. Mandi Woodruff-Santos, coach de carreira, concorda: “Não acho que a IA seja a culpada, acho que a incerteza econômica é a responsável.”
O mercado de trabalho não tem estado favorável nos últimos meses, seja para quem busca emprego ou para quem já está empregado.
A economia dos EUA criou cerca de 22 mil empregos em agosto, enquanto a taxa de desemprego subiu para 4,3%, segundo relatório do Bureau of Labor Statistics divulgado na sexta-feira. Economistas consultados pelo Dow Jones esperavam um aumento de 75 mil empregos.
Entre os que ainda estão empregados, alguns estão “agarrados ao emprego” ou “mantendo o trabalho a todo custo”, segundo relatório de agosto da Korn Ferry, consultoria organizacional.
Mas outros enfrentam o chamado “quiet cracking”, que é um “sentimento persistente de insatisfação no trabalho, levando ao desengajamento, baixo desempenho e maior desejo de deixar o emprego”, segundo a plataforma de aprendizagem online TalentLMS.
A crescente incerteza econômica tem impedido os trabalhadores de deixar seus empregos e levou as empresas a desacelerar as contratações, dizem especialistas. “Nenhuma empresa sabe o que a administração Trump fará a seguir com a economia”, disse Woodruff-Santos.
“E nesse tipo de clima econômico, as empresas não têm certeza de nada, então estão sendo muito conservadoras na forma como contratam”, acrescentou ela. Como a inteligência artificial está impactando a força de trabalho
Embora algumas empresas tenham anunciado demissões para investir em tecnologias de IA, a maior parte do impacto tem sido concentrada no setor de tecnologia, disse Stahle, do Indeed. Mais recentemente, o CEO da Salesforce, Marc Benioff, afirmou que a empresa demitiu cerca de 4 mil funcionários de suporte ao cliente devido a avanços no uso de software de inteligência artificial pela companhia.
Outros estudos mostram que a IA tem afetado mais os trabalhadores jovens do que os funcionários em meados de carreira.
Um relatório de agosto elaborado por professores da Universidade de Stanford constatou que trabalhadores no início da carreira (entre 22 e 25 anos) em ocupações mais expostas à IA tiveram uma queda de 13% no emprego. Por outro lado, o emprego de trabalhadores em áreas menos expostas e de profissionais mais experientes nas mesmas ocupações se manteve estável ou cresceu.
O estudo também identificou que a redução de empregos está concentrada em ocupações “onde a IA tem mais probabilidade de automatizar do que complementar o trabalho humano.”
Ainda assim, o setor de tecnologia não é muito grande, disse Stahle. Segundo análise de março de 2025 da associação comercial sem fins lucrativos CompTIA (Computing Technology Industry Association), o “emprego líquido em tecnologia” representa cerca de 5,8% da força de trabalho total.
Emprego líquido em tecnologia é a designação que engloba todos os empregados na indústria, incluindo profissionais em cargos técnicos como cibersegurança, especialistas de negócios em empresas de tecnologia, além de trabalhadores de tecnologia em tempo integral e autônomos.
Para que demissões impulsionadas por IA sejam consideradas uma ameaça ampla ao mercado de trabalho, a tecnologia precisa começar a impactar outros setores, como varejo e marketing, disse Stahle. “Estamos vendo uma demanda cada vez maior por habilidades em IA”
Algumas previsões sobre o impacto da IA na força de trabalho sugerem que os empregadores podem estar mais inclinados a treinar novamente os trabalhadores do que demiti-los, segundo novo relatório do Brookings Institute, think tank de políticas públicas.
“A IA tem mais probabilidade de complementar do que substituir totalmente os trabalhadores humanos”, escreveram os autores. De fato, “estamos vendo uma demanda cada vez maior por habilidades em IA”, disse Stahle. Se houver oportunidade, especialistas recomendam aprender como sua área e seu empregador estão utilizando a IA.
“Seria um erro não pesquisar sobre sua própria área” e entender como a IA pode ser uma ferramenta em seu setor, disse Woodruff-Santos. Procure programas de treinamento ou webinars nos quais possa participar, ou testes gratuitos de ferramentas de IA que você possa usar, acrescentou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Lula diz que ‘não tem mais intermediário’ entre ele e Trump e prevê acordo ‘logo, logo’ sobre tarifaço
2
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
3
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
4
Entrevista: ‘cortes de geração de energia e insegurança jurídica ameaçam avanço das fontes renováveis’
5
Argentina encerra votação legislativa; pleito é teste político para Javier Milei após meses de turbulência