ALERTA DE MERCADO:

Derrubada do tarifaço: dólar fecha em menor valor desde maio de 2024; Ibovespa B3 ultrapassa os 190 mil pontos e bate recorde histórico

CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Mundo

Parceiros comerciais dos EUA celebram decisão sobre tarifas, mas empresas veem ‘águas turvas’

Publicado 20/02/2026 • 15:41 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Suprema Corte dos EUA invalidou partes da política tarifária de Trump, decidindo que a lei não concede ao presidente autoridade para impor tais taxas.
  • Apesar da vitória judicial, empresas enfrentam incertezas sobre como recuperar taxas pagas e temem que o governo utilize outras leis para manter os impostos.
  • Parceiros comerciais como o Reino Unido, a UE e o Canadá buscam clareza administrativa e estabilidade para proteger setores como o de aço e tecnologia.
Líderes mundiais durante a Cúpula de Líderes do G7 em Kananaskis, Alberta, Canadá, em 17 de junho de 2025

Amber Bracken / Reuters

Líderes mundiais durante a Cúpula de Líderes do G7 em Kananaskis, Alberta, Canadá, em 17 de junho de 202

Os parceiros comerciais dos EUA ofereceram uma recepção cautelosa à decisão da Suprema Corte na sexta-feira de derrubar grandes partes da principal política comercial do presidente Donald Trump sobre tarifas globais – mas órgãos comerciais globais alertaram para a incerteza persistente em torno das taxas de importação.

A lei que sustenta os direitos de importação “não autoriza o presidente a impor tarifas”, decidiu a maioria por seis contra três na aguardada decisão da Suprema Corte.

O regime tarifário de Trump impactou uma série de países, do Reino Unido à Índia e à União Europeia. Alguns governos, como Vietnã e Brasil, ainda estão em negociação.

Um porta-voz do governo do Reino Unido disse que o país continuará a trabalhar com a administração da Casa Branca para entender como a decisão afetará as tarifas para o Reino Unido e o resto do mundo.

“Esta é uma questão para os EUA determinarem, mas continuaremos a apoiar as empresas do Reino Unido à medida que novos detalhes forem anunciados”, disse o porta-voz.

Leia também: Suprema Corte anula Tarifaço e decisão pode aliviar exportações do Brasil

“O Reino Unido desfruta das tarifas recíprocas mais baixas do mundo e, em qualquer cenário, esperamos que nossa posição comercial privilegiada com os EUA continue.” O Reino Unido concordou com um amplo acordo comercial com os EUA em maio do ano passado, que impôs uma taxa geral de 10% sobre muitos produtos, mas também incluiu certas isenções para aço, alumínio, automóveis e produtos farmacêuticos.

O caso da Suprema Corte concentrou-se principalmente em tarifas recíprocas, e a decisão deixa grande parte do acordo comercial do Reino Unido com os EUA –incluindo tarifas setoriais preferenciais para aço, produtos farmacêuticos e automóveis inalterada.

No entanto, o órgão comercial British Chambers of Commerce (BCC) afirmou que a decisão da Suprema Corte dos EUA aumenta a incerteza contínua em torno das taxas.

William Bain, chefe de política comercial da BCC, disse que a medida “faz pouco para limpar as águas turvas” para as empresas britânicas, alertando que o Presidente ainda tem “outras opções à sua disposição” para manter seu regime atual de tarifas sobre aço e alumínio.

“A decisão do tribunal também levanta questões sobre como os importadores dos EUA podem reivindicar taxas já pagas e se os exportadores do Reino Unido também podem receber uma parte de qualquer reembolso, dependendo dos termos comerciais”, disse Bain em um comunicado. “Para o Reino Unido, a prioridade continua sendo reduzir as tarifas onde for possível.”

Leia também: Bolsas da Europa fecham em alta animadas por decisão anti-tarifas nos EUA

Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia para comércio e segurança econômica, disse que as empresas em ambos os lados do Atlântico dependem de “estabilidade e previsibilidade”.

“Permanecemos em contato próximo com a Administração dos EUA enquanto buscamos clareza sobre os passos que pretendem dar em resposta a esta decisão”, disse Gill. “Portanto, continuamos a defender tarifas baixas e a trabalhar para reduzi-las.”

Enquanto isso, Dominic LeBlanc, ministro do Canadá para relações comerciais EUA-Canadá, disse que a decisão “reforça a posição do Canadá de que as tarifas IEEPA impostas pelos Estados Unidos são injustificadas”.

Nenhuma “vitória” comercial ainda

Em outro lugar, a Swissmem, associação da indústria de tecnologia da Suíça, saudou a decisão mas alertou que a administração Trump poderia invocar outras leis para “legitimar tarifas”, e pediu aos formuladores de políticas suíços que fortaleçam a competitividade do país com novos acordos de livre comércio.

Leia também: Tarifas de Trump: decisão da Suprema Corte pode mexer com dólar, juros e Brasil; saiba mais

“Do ponto de vista da indústria de exportação suíça, esta é uma boa decisão. As tarifas elevadas prejudicaram gravemente a indústria de tecnologia. No entanto, a decisão de hoje ainda não garante nenhuma vitória”, afirmou a Swissmem.

“As tarifas elevadas danificaram severamente a indústria de tecnologia”, escreveu a Swissmem no X. “O crucial agora é garantir rapidamente as relações com os EUA através de um acordo comercial vinculativo.”

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) observou que muitas empresas receberão bem a decisão, dada a “tensão significativa” que foi colocada nos balanços financeiros nos últimos meses. “Mas as empresas não devem esperar um processo simples: a estrutura dos procedimentos de importação dos EUA significa que as reivindicações provavelmente serão administrativamente complexas. A decisão de hoje é preocupantemente silenciosa sobre esta questão, e orientações claras do Tribunal de Comércio Internacional e das autoridades competentes dos EUA serão essenciais para minimizar custos evitáveis e prevenir riscos de litígio”, afirmou a ICC.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;