Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pela primeira vez, mulheres são maioria em turma de astronautas da Nasa
Publicado 23/09/2025 • 08:44 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 23/09/2025 • 08:44 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
NASA
Os 10 candidatos, retratados aqui no Johnson Space Center da NASA em Houston, são: CW3 do Exército dos EUA Ben Bailey, Major da Força Aérea dos EUA Cameron Jones, Katherine Spies, Anna Menon, Tenente-Comandante da Marinha dos EUA Erin Overcash, Major da Força Aérea dos EUA Adam Fuhrmann, Dra. Lauren Edgar, Yuri Kubo, Rebecca Lawler e Dra. Imelda Muller.
A Nasa anunciou na segunda-feira (22) os dez novos candidatos a astronauta de sua turma de 2025, após um processo seletivo que recebeu mais de oito mil inscrições em todo os Estados Unidos. Pela primeira vez na história da agência, há mais mulheres do que homens entre os escolhidos.
O grupo, formado por seis mulheres e quatro homens, passará por quase dois anos de treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, antes de se tornar elegível para missões em órbita baixa da Terra, na Lua e em Marte. A turma é a 24ª da agência desde a criação do programa, em 1959, com a seleção do grupo conhecido como Mercury Seven.
Leia também:
Investindo no Espaço: os meses decisivos da NASA
NASA e SpaceX lançam missão Crew-11 rumo à estação espacial
Entenda como um asteroide encontrado pela NASA poderia tornar toda a humanidade bilionária
A cerimônia de apresentação contou com a presença do administrador interino da NASA, Sean Duffy, que destacou o caráter histórico da nova equipe.
“Mais de oito mil pessoas se inscreveram. Os dez aqui escolhidos representam a prova de que, nos Estados Unidos, não há limite para o que um sonhador determinado pode alcançar – até mesmo chegar ao espaço”, disse.
Entre as selecionadas estão engenheiras, médicas e pilotos de teste com experiência em missões da Marinha e da Força Aérea. Algumas já atuaram diretamente em programas da própria NASA ou em empresas privadas do setor espacial, como a SpaceX.
A diversidade de formações também chama a atenção: enquanto algumas candidatas já participaram de operações de exploração em Marte e da missão comercial Polaris Dawn, outras trazem experiência em medicina aeroespacial, aviação militar e pesquisas científicas ligadas ao programa Artemis, que planeja o retorno dos EUA à Lua.
Após o período de treinamento, os novos integrantes passarão a fazer parte do corpo ativo de astronautas da NASA, hoje responsável tanto por pesquisas a bordo da Estação Espacial Internacional quanto pela preparação de futuras missões comerciais e de exploração no espaço profundo.
Segundo Vanessa Wyche, diretora do Centro Espacial Johnson, a composição da turma marca um avanço simbólico. “Eles representam o melhor e o mais brilhante dos Estados Unidos. Esta classe de candidatos vai liderar a nova era de inovação e exploração, enquanto avançamos rumo à Lua e a Marte”, afirmou.
Com a nova seleção, a NASA já recrutou 370 astronautas desde 1959.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: Fundos de pensão de estados e municípios podem levar calote de até R$ 2 bilhões
2
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
3
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
4
‘Presiq vai tornar a indústria química mais eficiente e sustentável’, diz presidente-executivo da Abiquim
5
Holanda suspende intervenção na chinesa Nexperia e libera exportações de chips; medida causa alívio na indústria automotiva