CNBC
Sam Altman, CEO da OpenAI

CNBCOpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá

Mundo

Pentágono financiou pesquisas que ajudaram a defesa da China, aponta pesquisa republicana

Publicado 05/09/2025 • 18:17 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Durante um recente período de dois anos, o Pentágono financiou centenas de projetos realizados em colaboração com universidades na China e institutos ligados à indústria de defesa de Pequim, incluindo muitos que foram colocados na "lista proibida" do governo dos EUA por trabalharem com o exército chinês, revelou uma investigação do Congresso.
  • O relatório, divulgado nesta sexta-feira (5), pelos republicanos da Câmara, argumenta que os projetos permitiram que a China explorasse parcerias de pesquisa dos EUA para ganhos militares, enquanto os dois países estão envolvidos em uma rivalidade tecnológica e armamentista.

Wikipédia Commons

Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados dos Unidos.

Durante um período de dois anos, o Pentágono financiou centenas de projetos em colaboração com universidades da China e institutos ligados à indústria de defesa de Pequim — incluindo muitos que estavam na “lista proibida” do governo dos Estados Unidos por trabalharem com o exército chinês, revelou uma investigação do Congresso.

Leia mais:
Trump vai mudar o nome do Pentágono: ‘Departamento de Guerra soa melhor’; decisão custará centenas de milhões de dólares

O relatório, divulgado nesta sexta-feira (5) pelos republicanos da Câmara, argumenta que os projetos permitiram que a China explorasse parcerias de pesquisa dos Estados Unidos para ganhos militares, em um contexto de rivalidade tecnológica e armamentista entre os dois países.

Dólares dos contribuintes americanos devem ser usados para defender a nação – não para fortalecer seu principal concorrente estratégico”, escreveram os republicanos no documento.

Falhar em proteger a pesquisa americana da exploração estrangeira hostil continuará a corroer a dominância tecnológica do país e colocará nossas capacidades de defesa nacional em risco”, afirmaram.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo