Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pesquisa indica que IA fortalece colaboração entre Geração Z e colegas mais velhos
Publicado 12/09/2025 • 06:46 | Atualizado há 1 dia
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 12/09/2025 • 06:46 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Unsplash.
Pesquisa mostra que a Geração Z impulsiona a adoção de inteligência artificial no trabalho.
Os funcionários da Geração Z não estão apenas adotando a inteligência artificial, mas também estão impulsionando a adoção da tecnologia em muitos locais de trabalho, mostrou uma nova pesquisa.
Quase dois terços dos funcionários mais jovens estão ajudando os colegas mais velhos a adotar e aprender a usar ferramentas de IA, de acordo com uma pesquisa realizada em junho com mais de 2.000 profissionais nos Estados Unidos e no Reino Unido pela operadora de espaço de trabalho híbrido International Workplace Group .
Leia mais:
PayDay Routine: o novo movimento social que a Geração Z viralizou
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Funcionários da Geração Z não apoiam trabalho totalmente remoto, diz relatório da Gallup: “Há um desejo por essa conexão presencial”
“Esse suporte geralmente assume diferentes formas, desde orientação prática até compartilhamento de dicas para integrar IA aos fluxos de trabalho diários”, disse o fundador e CEO do International Workplace Group, Mark Dixon, ao CNBC Make It.
A troca de conhecimento está remodelando a colaboração. Cerca de metade dos funcionários entrevistados afirma que a IA está ajudando a diminuir as diferenças geracionais.
Quatro em cada cinco diretores seniores disseram que a parceria com seus colegas mais jovens permite que eles se concentrem em “tarefas de maior valor”, enquanto 82% atribuíram a essas inovações o desbloqueio de novas oportunidades de negócios, de acordo com o mesmo relatório da empresa.
Leia mais:
Como a Geração Z lida com o caos global — saiba como eles enfrentam os ‘sistemas quebrados’ que herdaram
‘Cadê o manual?’: Geração Z encara a crise dos 25 anos — ‘o mundo é bagunçado e difícil’, diz terapeuta
Quase 60% dos millennials e da geração Z dizem que a vida social atrapalha seus objetivos financeiros
“Nossa pesquisa mostra que colegas mais velhos estão demonstrando real abertura à IA e, igualmente importante, ao aprendizado com as gerações mais jovens”, disse Dixon, cuja empresa listada em Londres é dona de marcas como Regus, Spaces e HQ.
“O que torna essa dinâmica tão impactante é a sua reciprocidade. Os funcionários mais jovens estão usando sua fluência digital para orientar os colegas e apresentar novas formas de trabalho, enquanto os colegas mais experientes contribuem com sua experiência, conhecimento do setor e perspectivas mais estratégicas”, disse Dixon.
Ao ensinar outras pessoas, os trabalhadores da Geração Z também desenvolvem suas próprias habilidades em IA. “Essa troca bidirecional não apenas elimina as barreiras geracionais, mas também nivela as hierarquias tradicionais”, afirmou Dixon.
No geral, muitos funcionários estão adotando o potencial da IA para aumentar a eficiência. Dos 2.016 trabalhadores de escritório entrevistados, 86% disseram que a IA os tornou mais eficientes e 76% acreditam que ela contribui para suas carreiras, um aumento para 87% entre os entrevistados da Geração Z. Além disso, a maioria dos trabalhadores entrevistados relata que a tecnologia está economizando tempo, com uma média de 55 minutos ganhos por dia.
A tecnologia também se tornou importante para a forma como as equipes híbridas operam, com 69% dos trabalhadores híbridos dizendo que a IA facilita o trabalho em equipe em diferentes locais. 46% dos entrevistados citaram benefícios como melhor preparação para reuniões, enquanto 36% disseram que melhorou o acesso a insights compartilhados e acompanhamentos mais fortes após as reuniões.
Algumas áreas comuns em que os funcionários usam IA incluem redigir e-mails, tomar notas de reuniões, organizar arquivos, inserir dados e preencher formulários. Com essas tarefas automatizadas, os funcionários podem dedicar mais tempo a trabalhos mais impactantes e significativos, segundo o relatório.
“Na era digital de hoje , a IA está emergindo como um poderoso unificador entre gerações”, disse Dixon. “Essa troca ativa de conhecimento e habilidades está aproximando gerações, fomentando a colaboração aberta e, em última análise, ajudando a construir uma equipe mais forte e resiliente.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês