CNBC

CNBCOpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA

Mundo

Polícia do Reino Unido prende suspeito de ligação com ataque cibernético em Heathrow e aeroportos europeus

Publicado 24/09/2025 • 10:36 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • Um homem de 40 e poucos anos foi preso no Reino Unido após um ataque cibernético à Collins Aerospace ter afetado aeroportos em toda a Europa, incluindo Londres, Berlim e Bruxelas.
  • O ataque, classificado como "ransomware" pela agência de segurança cibernética da UE, causou atrasos e cancelamentos de voos, obrigando companhias aéreas a fazerem check-ins manuais.
  • A Agência Nacional de Crimes (NCA) da Grã-Bretanha afirmou que a investigação sobre o incidente está em seus estágios iniciais, e que a ameaça de crimes cibernéticos continua a causar perturbações no Reino Unido.

Unsplash

Avião

A polícia do Reino Unido disse na quarta-feira (24) que um homem de cerca de 40 anos havia sido preso em razão do ataque cibernético que causou problemas contínuos em grandes aeroportos europeus, incluindo Bruxelas, Berlim e Heathrow, em Londres.

A Agência Nacional de Crimes (NCA) da Grã-Bretanha disse que o suspeito foi libertado sob fiança condicional depois que policiais o detiveram na noite de terça-feira em West Sussex, no sudeste da Inglaterra, sob suspeita de crimes previstos na Lei de Abuso de Computadores.

“Embora esta prisão seja um passo positivo, a investigação sobre este incidente está em seus estágios iniciais e continua em andamento”, disse o vice-diretor da NCA, Paul Foster, em um comunicado.

“O crime cibernético é uma ameaça global persistente que continua a causar perturbações significativas no Reino Unido”, ele acrescentou.

A Agência Nacional de Crimes disse que havia iniciado sua investigação depois que um “incidente cibernético afetando a Collins Aerospace” foi relatado na última sexta-feira. A empresa ajuda várias companhias aéreas em múltiplos aeroportos ao redor do mundo com sistemas de check-in e entrega de bagagem.

A agência de segurança cibernética da UE confirmou que a perturbação foi “causada por um incidente de ransomware de terceiros”. A perturbação, ainda em andamento de forma limitada em alguns aeroportos europeus na quarta-feira, interrompeu esses sistemas, causando cancelamentos e atrasos de voos, em particular no sábado.

As companhias aéreas foram forçadas a realizar check-ins e entregas de bagagem manuais, desacelerando os procedimentos.

A Collins Aerospace disse no sábado que havia “tomado conhecimento de uma perturbação relacionada ao ciberespaço no nosso software MUSE em aeroportos selecionados” e que ela estava “limitada ao check-in eletrônico de clientes e à entrega de bagagem”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;