Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Por que rendimentos dos títulos são importantes?
Publicado 19/05/2025 • 16:56 | Atualizado há 7 meses
Meta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp
App obrigatório do governo indiano gera reação e acende alerta sobre liberdade na internet
Startup usa IA para criar bateria de poeira lunar para a Blue Origin
Microsoft anuncia aumento de preço de assinaturas do pacote Office
Foxconn, parceira da Nvidia, vê receita subir 26% impulsionada pelo boom da IA
Publicado 19/05/2025 • 16:56 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Unsplash
Quando um investidor compra um título do governo, ele está efetivamente emprestando dinheiro a esse governo, com a promessa de que será devolvido integralmente ao final do prazo de vencimento.
O investidor tem direito a pagamentos regulares durante a vigência do empréstimo, sendo o valor desses pagamentos determinado pelo rendimento do título.
O rendimento é inversamente proporcional ao preço do título — portanto, quando um título é vendido, seu rendimento aumenta.
Grandes oscilações de preço em títulos do governo são importantes. Se os preços dos títulos do governo caírem – o que significa que os rendimentos disparam –, fica mais caro para o governo tomar dinheiro emprestado. O aumento dos rendimentos dos títulos do governo também pode se refletir nas taxas de outras formas de empréstimo, tornando mais caro para empresas e famílias tomarem dinheiro emprestado, impactando, em última análise, a economia em geral.
Em mercados como os EUA e o Reino Unido, os títulos do governo têm sido historicamente considerados investimentos seguros, visto que os governos eram considerados altamente improváveis de inadimplência.
No entanto, tanto o Reino Unido quanto os Estados Unidos têm observado volatilidade nos custos de empréstimos governamentais este ano, com os rendimentos dos títulos do Tesouro americano de 10 anos, referência no mercado, aumentando em abril, após o presidente Donald Trump revelar sua lista completa de tarifas recíprocas.
Quando o presidente posteriormente suspendeu essas tarifas por 90 dias, ele disse a repórteres que “o mercado de títulos estava animado”, mas insistiu que os movimentos do mercado não influenciaram sua decisão de suspender as tarifas de importação específicas para cada país.
O Reino Unido, por sua vez, viu o mercado de títulos do Reino Unido sofrer uma turbulência em 2022, quando o Banco da Inglaterra foi forçado a intervir, vendendo bilhões de dólares em títulos do governo de longo prazo depois que a série de cortes de impostos não financiados da então primeira-ministra Liz Truss assustou os fundos de pensão que detinham os títulos e desencadeou uma liquidação.
O banco central afirmou que sua intervenção visava evitar um “aperto injustificado das condições de financiamento e uma redução do fluxo de crédito para a economia real”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
2
Starlink no Brasil: quais são os planos disponíveis e quanto custa cada um?
3
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
4
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar
5
Governo recorre à Caixa para destravar empréstimo bilionário aos Correios