CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Mundo

Powell fica desconfortável com criticas de Trump durante visita ao Fed; entenda

Publicado 24/07/2025 • 20:00 | Atualizado há 5 meses

KEY POINTS

  • Durante a visita de Donald Trump à sede do Federal Reserve, em Washington, nesta quinta-feira (24), o presidente americano e o presidente do Fed, Jerome Powell, discutiram em frente a coletiva de imprensa.
  • O desentendimento, que gerou claro desconforto em Powell, começou quando Trump acusou o banco central de aumentar o orçamento para a reforma em sua sede. "Parece que [o valor da reforma] está em US$ 3,1 bilhões, subiu um pouco ou muito", afirmou ele.

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

Powell, durante acusações de Trump sobre aumento do orçamento da reforma do Fed.

Durante a visita de Donald Trump à sede do Federal Reserve, em Washington, nesta quinta-feira (24), o presidente americano e o presidente do Fed, Jerome Powell, discutiram em frente à coletiva de imprensa.

O desentendimento, que gerou claro desconforto em Powell, começou quando Trump acusou o banco central de aumentar o orçamento para a reforma em sua sede. “Parece que [o valor da reforma] está em US$ 3,1 bilhões, subiu um pouco ou muito”, afirmou ele.

Leia mais
FMI defende autonomia do Fed em meio a tensões entre Trump e Powell
“Powell deveria sair do cargo”, afirma Trump ao criticar gastos com prédio do Fed

Powell negou o aumento de valor. “Não estou ciente disso… não escutei isso de ninguém no Fed”.

A declaração fez com que Trump mostrasse a Powell um orçamento impresso que ele guardava em seu bolso, apontando os valores somados pela Casa Branca.

Powell, logo em seguida, negou as acusações afirmando que o valor apontado por Trump estaria incluindo outro prédio, construído 5 anos atrás, e que esse valor não corresponde somente à reforma atual.

“É parte do trabalho total. Então, vamos dar uma olhada, ver o que está acontecendo”, concluiu Trump.

Ao ser questionado pelo presidente se ele esperava mais aumentos nos custos, Powell afirmou que o Fed tem uma reserva para gastos adicionais, mas que eles não esperam que esse orçamento aumente.

Trump e Powell

A discussão segue uma série de desentendimentos entre Trump e Powell pela diminuição da taxa de juros dos Estados Unidos.

Após a visita, Trump evitou comentar sobre suas declarações anteriores de que demitiria Powell afirmando que “não há pressão alguma para Powell renunciar”. Mesmo assim, admitiu ter algumas pessoas em mente para o cargo, quando seu mandato de Powell acabar em 2026.

Ao ser questionado se o aumento nos custos da reforma apontado por ele justificaria a demissão do presidente do banco central, Trump respondeu: “não quero colocar isso nessa categoria. Os custos saíram do controle, e isso acontece.”.

Desde o início de sua guerra comercial, Trump vem criticando Powell por não baixar a taxa de juros do país, inclusive ameaçando demiti-lo, em diversas ocasiões.

Trump passou a chamar Powell de “Tarde Demais” em suas redes sociais, afirmando que a decisão do Fed de esperar mais para decidir em relação à taxa prejudicaria a economia norte-americana.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;