CNBC
Avião de binquedo em cima de notas de ólar

CNBCComo remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas

Mundo

Powell vai comparecer a audiência sobre tentativa de demissão de Lisa Cook

Publicado 19/01/2026 • 19:10 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, planeja comparecer às alegações orais na quarta-feira no Supremo Tribunal Federal em um caso que questiona o poder do presidente Donald Trump de demitir a governadora do Fed, Lisa Cook.
  • Trump afirmou no final de agosto que estava demitindo Cook do Conselho do Fed, composto por sete membros, citando alegações de que ela teria cometido fraude hipotecária em relação a duas casas de sua propriedade.
  • Cook nega qualquer irregularidade e não foi acusada de nenhum crime.
Presidente do Fed, Jerome Powell.

Roberto Schmidt/AFP

Presidente do Fed, Jerome Powell

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, planeja comparecer à audiência oral nesta quarta-feira (21) na Suprema Corte, em um caso que contesta o poder do presidente americano Donald Trump de demitir a diretora do Fed, Lisa Cook, disse uma pessoa familiarizada com a situação à CNBC nesta segunda-feira (19).

A presença planejada de Powell ocorre enquanto o presidente do Fed está sob investigação criminal pela Procuradoria dos Estados Unidos em Washington, D.C., em conexão com uma reforma multibilionária da sede do banco central e seu depoimento ao Congresso sobre esse projeto.

A Associated Press relatou os planos de Powell.

Para Powell, comparecer pessoalmente aos argumentos orais em tal caso é incomum.

Mas a questão sobre se um presidente pode demitir um diretor do Fed da maneira que Trump tentou é vista dentro do banco central como tendo consequências potencialmente existenciais.

Leia mais:
A Europa deve parar de tentar “apaziguar” Trump, aconselha chefe da Anistia Internacional
Ministros do Euro indicam o croata Vujcic para a vice-presidência do BCE; saiba que ele é

Powell, em uma declaração pública em 11 de janeiro, revelou que estava sob investigação criminal e chamou seus fundamentos alegados de um pretexto para o real motivo: a recusa do Conselho de Governadores do Fed, que inclui ele e Cook como membros, em baixar as taxas de juros tão rapidamente quanto Trump exigiu no ano passado.

“A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que servirá ao público, em vez de seguir as preferências do Presidente”, disse Powell.

Trump disse no final de agosto que estava demitindo Cook do conselho de sete membros do Fed, citando alegações de que ela cometeu fraude hipotecária em conexão com duas casas que possui.

Cook nega qualquer irregularidade e não foi acusada de nenhum crime. Ela processou Trump em um tribunal federal em D.C., buscando impedir sua remoção.

Um juiz de tribunal distrital em 9 de setembro proibiu Trump de demiti-la enquanto o processo continuava. Um tribunal federal de apelações logo depois manteve essa ordem.

O Departamento de Justiça, em petições à Suprema Corte, chamou as ordens judiciais de instâncias inferiores que impedem a remoção de Cook de “mais um caso de interferência judicial imprópria na autoridade de remoção do Presidente — aqui, interferência na autoridade do Presidente de remover membros do Conselho de Governadores do Federal Reserve por justa causa”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;