CNBC
As temperaturas de verão no Iraque podem frequentemente chegam a 52 °C, especialmente em julho e agosto.

CNBCCortes de energia e apagões: por que o Iraque não consegue manter a luz acesa?

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, fará visita oficial ao México em meio a tensões comerciais

Publicado 15/08/2025 • 21:23 | Atualizado há 2 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro canadense Mark Carney realizará uma visita oficial não anunciada ao México em setembro para reunir-se com a presidente Claudia Sheinbaum, em meio a tensões comerciais causadas por tarifas dos EUA e à preparação para a revisão do acordo trilateral de livre comércio prevista para 2025, conforme fonte próxima às negociações.
  • A aproximação foi precedida por missões diplomáticas canadenses em julho, quando os ministros das Relações Exteriores e das Finanças reuniram-se com líderes empresariais mexicanos para fortalecer parcerias em infraestrutura comercial, cadeias de suprimentos e integração econômica da América do Norte.
  • A relação comercial bilateral mantém-se estratégica — o México é o terceiro maior parceiro do Canadá (atrás de EUA e China), enquanto o Canadá é o quinto do México —, embora persistam tarifas setoriais dos EUA como as "232" (50% sobre aço/alumínio e 25% sobre automóveis), apesar da isenção para produtos sob o acordo Estados Unidos-México-Canadá desde 2020.
Mar Carney, primeiro ministro do Canadá

Casa Branca / Flickr / Daniel Torok

O presidente Donald Trump se encontra com o primeiro-ministro canadense Mark Carney, terça-feira, 6 de maio de 2025, no Salão Oval.

Uma visita oficial do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, ao México está programada para setembro, quando ele terá reuniões com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

A aproximação ocorre em um momento de tensão comercial, já que tanto Canadá quanto México enfrentam tarifas dos Estados Unidos e se preparam para a revisão do acordo de livre comércio entre os três países, prevista para o próximo ano.

A visita de Carney não foi anunciada oficialmente, pois o funcionário responsável não tinha autorização para tratar do tema publicamente. A informação foi divulgada pela Associated Press nesta sexta-feira (15) e atribuída a uma fonte que não quis se identificar.

Leia também:
EUA mantêm tarifa de 35% para produtos canadenses, mas Lutnick condiciona redução a acordo entre Trump e Carney
Canadá: Carney afirma que governo prepara medidas para ajudar indústrias afetadas por tarifas
Sheinbaum: acordo de segurança EUA-México está pronto, mas ainda não tem data para assinatura

Possível foco na integração econômica

No início deste mês, Carney enviou a ministra das Relações Exteriores, Anita Anand, e o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, à Cidade do México, com o objetivo de ampliar as parcerias comerciais.

Eles se reuniram com líderes empresariais de ambos os países, incluindo representantes de setores estratégicos para a integração econômica da América do Norte, infraestrutura comercial e cadeias de suprimentos.

Claudia Sheinbaum, por sua vez, esteve recentemente no Canadá para a cúpula do G7, realizada em Alberta, em junho. Desde 2020, produtos que cumprem o Acordo Estados Unidos–México–Canadá, resultado de negociações do então presidente dos EUA, Donald Trump, estão isentos de tarifas norte-americanas. Entretanto, tarifas setoriais ainda estão vigentes, como é o caso das tarifas 232, que impõem 50% sobre aço e alumínio e 25% sobre automóveis importados.

O México ocupa a terceira posição entre os maiores parceiros comerciais do Canadá, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Em 2024, o Canadá foi o quinto principal parceiro comercial do México.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo