CNBC

CNBC Semana global pela frente: indicadores bancários e um jogo de espera por tarifas

Mundo

Primeiro-ministro do Japão deve perder maioria na Câmara Alta, indicam pesquisas

Publicado 20/07/2025 • 16:36 | Atualizado há 5 horas

Estadão Conteúdo

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, responde a perguntas da imprensa após uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio, em 23 de maio de 2025.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, responde a perguntas da imprensa após uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio, em 23 de maio de 2025.

JIJI PRESS/AFP

Pesquisas de boca de urna divulgadas segundos após o fechamento das urnas neste domingo (20), indicam que a coalizão governista do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, deve perder a maioria na menor das duas casas do Parlamento do Japão, o que pode agravar o cenário de instabilidade política no país.

Neste domingo, os eleitores japoneses foram às urnas para renovar metade dos 248 assentos da Câmara Alta, a menos poderosa das duas casas legislativas. 

A votação ocorre após a coalizão de Ishiba já ter perdido a maioria na Câmara Baixa, em outubro, enfraquecida por escândalos de corrupção anteriores.

A emissora japonesaNHK projetou que a coalizão do premiê deve conquistar entre 32 e 51 cadeiras. Outras redes preveem pouco mais de 40 assentos. 

A meta de Ishiba, no entanto, era atingir um total de 125 cadeiras — o que exigiria que o Partido Liberal Democrata (LDP) e seu parceiro de coalizão, o Komeito, conquistassem ao menos 50 assentos para somar aos 75 que já possuem.

Embora um desempenho fraco da coalizão governista na eleição não leve automaticamente à queda do governo — já que a Câmara Alta não tem poder para apresentar uma moção de desconfiança — o resultado amplia a incerteza sobre o futuro político de Ishiba e reforça o clima de instabilidade no país.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo