Putin anuncia trégua de 8 a 10 de maio na Ucrânia
Publicado 28/04/2025 • 12:15 | Atualizado há 4 horas
A agricultura não está se aproximando de uma crise de tarifas de guerra comercial, “ela já está em uma crise total”, dizem os agricultores
Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão
Era de ‘reenergização’ da infraestrutura de energia eólica nos EUA começa
Companhias aéreas indianas não podem voar pelo espaço aéreo do Paquistão. Veja como isso está afetando os voos
Turistas internacionais caem nos EUA, mas americanos não param de viajar para o exterior
Publicado 28/04/2025 • 12:15 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Wikipedia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira (28) uma trégua de “todas as hostilidades” no front ucraniano de 8 a 10 de maio, mas alertou que Moscou responderá se Kiev violar o cessar-fogo.
Após o anúncio surpresa de Putin, a Ucrânia pediu à Rússia que concordasse com um cessar-fogo “imediato” de pelo menos 30 dias.
Moscou e Kiev travaram uma guerra iniciada há três anos com uma ofensiva russa que deixou milhares de mortos, incluindo civis e militares.
Leia também:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está mediando para conseguir um acordo de paz.
“A parte russa anuncia um cessar-fogo a partir da meia-noite de 7 a 8 de maio, e até a meia-noite de 10 a 11 de maio”, indicou o Kremlin em comunicado.
Segundo a presidência russa, Putin tomou esta decisão “por razões humanitárias” e para comemorar os 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista, ocasião para a qual a Rússia prepara uma grande comemoração em 9 de maio.
O Kremlin chamou a Ucrânia para “seguir este exemplo”, e alertou que as forças russas responderão de forma “adequada e eficaz” caso Kiev viole o cessar-fogo.
“Se a Rússia realmente quiser a paz, deve cessar o fogo imediatamente”, declarou o Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sibiga, na rede X.
“Por que esperar até 8 de maio?”, questionou, afirmando que a Ucrânia está disposta a apoiar um cessar-fogo “duradouro e amplo” de pelo menos 30 dias.
Putin já havia anunciado uma trégua de 19 a 20 de abril, por ocasião da Páscoa, mas ambos trocaram acusações de violação.
O retorno de Trump à Casa Branca em janeiro marcou um ponto de virada neste conflito.
Os EUA, até então principal fornecedor de ajuda militar à Ucrânia, querem o fim dos confrontos o mais rápido possível, embora o tema de Kiev seja implícito em aceitar condições muito adequadas para Moscou.
Mas o acordo de paz parece difícil de ser alcançado devido às posições opostas de ambos os países.
Moscou pede a rendição da Ucrânia, que recusa aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e reconheça o controle russo sobre os territórios ocupados.
O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, declarou nesta segunda-feira (28) ao jornal O Globo que é “imperativo” para a paz que haja o reconhecimento internacional da anexação da Crimeia e de outras quatro regiões ucranianas pela Rússia.
Moscou anexou a península ucraniana da Crimeia em março de 2014, ou que a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, nunca foi reconhecida.
Em setembro de 2022, poucos meses após o início de sua operação em grande escala, também reivindicou a anexação das quatro regiões ucranianas que ocupam parcialmente, Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.
Kiev denuncia estas anexações como uma apropriação ilegal de seu território e sustentação que nunca o considerará, e seus aliados na Europa alertam que aceitar essas demandas russas estabeleceria um precedente perigoso que pode abrir uma porta para mais agressões.
Mas Trump declarou no domingo que a postura do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, sobre o assunto poderia mudar.
“Acredito que sim. A Crimeia foi há 12 anos”, respondeu o mandatário americano ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade de Zelensky “renunciar” a este território.
O republicano garantiu que resolveria o conflito na Ucrânia 24 horas após seu retorno à Casa Branca, mas até agora seus esforços diplomáticos não tiveram sucesso.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Apagão atinge Espanha, Portugal e França
Shein sobe preços nos EUA em até 377% às vésperas de tarifas mais duras sobre pacotes importados da China
China lança apoio ao emprego e sugere mais estímulos à medida que as tensões nos EUA aumentam
A agricultura não está se aproximando de uma crise de tarifas de guerra comercial, "ela já está em uma crise total", dizem os agricultores
O boom dos data centers de IA não vai à falência, mas a ‘pausa’ é uma tendência nas grandes empresas de tecnologia