Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Qual a quantidade ideal de café por dia? Veja o que dizem os especialistas
Publicado 27/07/2025 • 08:43 | Atualizado há 9 horas
Como Trump e as guerras comerciais deixaram Rússia e Ucrânia de lado
A inteligência artificial está transformando radicalmente as oportunidades para o primeiro emprego, mas não as eliminando
Semana decisiva no mundo: negociações comerciais com Trump se aproximam
Qual a quantidade ideal de café por dia? Veja o que dizem os especialistas
Em 30 segundos, você pode aumentar sua influência em conversas do dia a dia, diz Harvard
Publicado 27/07/2025 • 08:43 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
Café
Pexels
Dois terços dos americanos bebem café todos os dias, segundo dados coletados pela National Coffee Association em 2022, e o debate sobre quanto café é demais e se qualquer quantidade de cafeína é segura ainda continua. Mas pesquisas recentes mostram que a resposta é mais complexa do que se imagina.
Um estudo de Harvard, que acompanhou quase 50 mil mulheres ao longo de 30 anos e foi publicado em junho, concluiu que beber café diariamente pode contribuir para um envelhecimento saudável nas mulheres. De uma a três xícaras por dia também foi associado a benefícios para a saúde do coração e a menores taxas de mortalidade.
Por outro lado, pesquisas indicam que o consumo elevado de café pode aumentar a probabilidade de demência. Além disso, um artigo de 2022 publicado no Journal of the American Heart Association encontrou uma relação entre o consumo excessivo de café e o aumento do risco de morte por doenças cardiovasculares em pessoas com hipertensão.
Benefícios, riscos e a quantidade ideal dependem do estilo de vida e da saúde geral de cada pessoa. Especialistas em saúde recomendam, de forma consistente, que, como em quase tudo, a moderação é fundamental para o consumo diário de café.
Deepak Chopra, autor, palestrante e defensor da medicina alternativa, disse à CNBC Make It em 2023 que costuma beber duas a três xícaras de café antes do meio-dia. Embora isso possa parecer muito para a pessoa comum, na verdade está dentro de um limite saudável.
“Tomar de duas a três xícaras antes do meio-dia é seguro”, afirmou a nutricionista registrada Roxana Ehsani em entrevista à CNBC Make It no ano passado. “Desde que não ultrapassem muito 400 miligramas de cafeína.”
A recomendação de Ehsani segue a orientação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que recomenda consumir no máximo 400 miligramas de cafeína por dia, incluindo a cafeína presente em chás, bebidas energéticas, refrigerantes e chocolate.
Saiba mais:
“Muita gente que ganhou acesso à saúde vai perder”, diz especialista sobre cortes no Medicaid nos EUA
IA que escuta consultas médicas: a corrida bilionária por tempo, eficiência e novos modelos de negócio na saúde
Ela deixou seu emprego como farmacêutica na Walgreens para abrir uma empresa de café vietnamita — hoje, ela fatura mais de US$ 500 mil por ano
Algumas pessoas podem se beneficiar consumindo bem menos cafeína do que o recomendado pela FDA. A tolerância à cafeína varia de pessoa para pessoa, e algumas já se sentem ansiosas ou agitadas após apenas uma ou duas xícaras de café.
“Dentro dessas recomendações de miligramas ou xícaras de café, se você começar a se sentir muito cansado e a cafeína não ajudar, aí é hora de parar de tomar”, disse a nutricionista Jessica Sylvester à NBC News.
“Se seu coração começar a bater muito rápido, você precisa parar. Cada pessoa é diferente.” Gestantes devem considerar reduzir o consumo de cafeína. E pessoas com diabetes ou doenças cardiovasculares precisam ficar atentas à ingestão de açúcar no café, alertou Nikki Cota, nutricionista da Mayo Clinic, à NBC News.
Especialistas divergem sobre o consumo de café por adolescentes, mas a Academia Americana de Pediatria recomenda que “evitar cafeína é a melhor escolha para todas as crianças.”
Para todos os demais, se você consome duas a três xícaras ou mais, “fique atento ao que está sentindo”, aconselha a nutricionista registrada Maddie Pasquariello. E tenha certeza de que não está substituindo refeições por cafeína.
Ehsani recomenda beber água ou fazer uma refeição antes do café, já que a cafeína supprime o apetite.
Se perceber que seu sono é afetado ao tomar café à tarde, especialistas sugerem uma regra: café só pela manhã.
—📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EUA fecham acordo com União Europeia e reduzem tarifa para 15%
Governo mapeia mercados para redirecionar produtos agropecuários afetados por tarifaço de Trump
Como Trump e as guerras comerciais deixaram Rússia e Ucrânia de lado
Donald Trump reafirma que taxação começa em 1º de agosto, sem adiamento
Senadores brasileiros têm a primeira reunião de missão por tarifas em Washington