CNBC
Lideranças femininas podem trazer mais inovação para empresas, diz executiva da VR.

CNBC Concorrência por talentos eleva salários e bônus em escritórios de gestão familiar

Mundo

Renúncia de Adriana Kugler no Fed intensifica pressão de Trump sobre Jerome Powell

Publicado 01/08/2025 • 21:43 | Atualizado há 9 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • A saída de Adriana Kugler do Fed motivou Trump a intensificar críticas a Jerome Powell, exigindo sua renúncia em redes sociais. Em múltiplas publicações na Truth Social, Trump chamou Powell de "Atrasado Demais" e afirmou: "Ela sabia que ele estava agindo errado [...] Ele também deveria renunciar!".
  • Trump declarou-se "feliz" com a vacância deixada por Kugler, destacando que poderá indicar um novo diretor ao Fed. Isso ampliaria seu controle sobre a política monetária, especialmente em decisões de taxa de juros.
  • Trump sugeriu que Kugler "discordava de Powell sobre o rumo da taxa de juros", reforçando sua tese de incompetência do atual presidente do Fed. Repetiu o epíteto "Atrasado Demais" em conversa com jornalistas na Casa Branca.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Federal Reserve em 24 de julho de 2025.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Federal Reserve em 24 de julho de 2025.

Reprodução CNBC.

A renúncia de Adriana Kugler do Federal Reserve (Fed) abriu espaço para novas críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comando da autoridade monetária.

Depois do anúncio de Kugler, Trump voltou a pedir que Jerome Powell, presidente do Fed, também abandone o cargo.

Leia também

Adriana Kugler, do Fed, diz que tarifas de Trump podem pressionar os preços para cima

Integrante do Fed diz que defendeu corte de juros por desaceleração e mercado de trabalho

Trump chama Powell de ‘retardado teimoso’ e ‘um desastre’ por não cortar juros nos EUA

Impacto da saída de Kugler e as movimentações de Trump

O republicano utilizou as redes sociais para reforçar sua posição, chamando Powell de “Atrasado Demais” em pelo menos seis oportunidades somente hoje. Trump sugeriu que Powell deveria seguir o exemplo de Kugler, alegando que “Ela sabia que ele estava agindo errado em relação às taxas de juros. Ele também deveria renunciar!”, escreveu Trump na Truth Social, conforme informou a reportagem.

Durante conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump declarou estar satisfeito com a saída de Kugler do Fed. “Estou feliz de ter um espaço aberto, agora, no Fed, com a saída de Kugler”, afirmou. O presidente americano poderá agora indicar um novo nome para a diretoria do banco central, ampliando sua influência nas decisões sobre juros.

Trump ainda comentou que Kugler discordava de Powell sobre o rumo da taxa de juros. “Acredito que Kugler tenha discordado do ‘Atrasado Demais’ sobre a taxa de juros. Vocês sabem que é o ‘Atrasado Demais’, certo?”, disse o presidente dos EUA, repetindo o apelido que tem utilizado para se referir ao chefe do Fed.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo