Apple

CNBC Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos

Mundo

Rússia diz ter abatido 8 mísseis balísticos disparados pela Ucrânia

Publicado 25/11/2024 • 09:43 | Atualizado há 4 meses

AFP

KEY POINTS

  • Defesas aéreas da Rússia derrubaram oito mísseis balísticos disparados pela Ucrânia nesta segunda-feira (25).
  • A Ucrânia lançou mísseis contra a Rússia pela primeira vez na semana passada, após receber aprovação de Washington.
  • Moscou disparou um míssil hipersônico experimental na cidade ucraniana de Dnipro na última quinta-feira (21), com o presidente Vladimir Putin alertando que a arma poderia ser usada novamente em combate.

Foto: SERGEY BOBOK / AFP)

A Rússia afirmou nesta segunda-feira (25) que suas defesas aéreas derrubaram oito mísseis balísticos disparados pela Ucrânia, em meio a tensões crescentes sobre o uso de armas de longo alcance fornecidas pelo Ocidente por parte de Kyiv contra a Rússia.

A Ucrânia lançou mísseis balísticos ATACMS, fabricados nos Estados Unidos, contra a Rússia pela primeira vez na semana passada, após receber aprovação de Washington, o que provocou uma reação de Moscou.

Defesa aérea da Rússia em ação

“As forças de defesa aérea derrubaram oito mísseis balísticos”, informou o ministério da defesa russo em comunicado, sem especificar que tipo de mísseis foram usados ou onde foram abatidos.

Moscou e Kyiv intensificaram o uso de mísseis de longo alcance depois que os Estados Unidos deram à Ucrânia a aprovação para usar essas armas contra a Rússia.

Reação de Moscou e aumento das hostilidades

Moscou disparou um míssil hipersônico experimental na cidade ucraniana de Dnipro na última quinta-feira (21), com o presidente Vladimir Putin alertando que a arma — que ele chamou de Oreshnik — poderia ser usada novamente em combate.

Aumentando ainda mais as tensões, um ataque de drone ucraniano na cidade fronteiriça russa de Shebekino nesta segunda-feira (25) matou um civil, segundo o governador local Vyacheslav Gladkov.

O ataque feriu outro homem, disse ele, enquanto bombardeios ucranianos separados danificaram vários prédios de apartamentos.

MAIS EM Mundo