Aposentadoria

CNBC Chegando à aposentadoria? Estas estratégias podem proteger suas economias da volatilidade tarifária

Mundo

“Se Trump tirar Powell, confiança no dólar vai desabar”, diz economista

Publicado 20/04/2025 • 11:47 | Atualizado há 4 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • As declarações do presidente dos Estados Unidos Donald Trump contra Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), têm gerado incertezas no mercado financeiro.
  • Na última semana, os principais índices americanos registraram queda, com o Dow Jones e o Nasdaq recuando mais de 2%, e o S&P 500 1,5%.
  • Segundo Flávio Conde, coordenador setorial da Comissão de Economia da APIMEC, a possibilidade de Trump interferir na liderança do Fed é "muito negativa", principalmente para o dólar.

As declarações do presidente dos Estados Unidos Donald Trump contra Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), têm gerado incertezas no mercado financeiro. Na última semana, os principais índices americanos registraram queda, com o Dow Jones e o Nasdaq recuando mais de 2%, e o S&P 500 1,5%.

Segundo Flávio Conde, coordenador setorial da Comissão de Economia da APIMEC, a possibilidade de Trump interferir na liderança do Fed é “muito negativa”, principalmente para o dólar. “Se ele conseguir tirar o Powell, vai jogar para baixo a confiança na moeda americana”, disse, em entrevista ao Times Brasil – Licenciando Exclusivo CNBC no sábado (19).

O analista explicou que o Fed tem papel central na definição das políticas monetárias globais, e sua credibilidade é fundamental para a estabilidade dos mercados.

Conde ainda destacou que o modelo de independência do Banco Central dos EUA serve de referência mundial e existe justamente para blindar a instituição de pressões políticas. “É uma maneira do presidente do Banco Central ser sempre independente e não ficar escutando o que o presidente da República está falando”, disse, explicando que os mandatos são desencontrados de propósito.

O especialista também comentou os impactos da guerra comercial entre EUA e China. Mesmo após aliviar tarifas sobre smartphones e eletroeletrônicos, Trump impôs restrições à venda de chips para a China, afetando empresas como a Nvidia. “Trump está tentando brecar o desenvolvimento da China em inteligência artificial, isso é claro para mim. Mas é uma pena, porque tudo isso cria uma incerteza muito grande”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo