CNBC
Meta.

CNBCMeta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp

Mundo

Suíça aprova tratativas para acordo comercial final com EUA e cita possíveis concessões extras

Publicado 05/12/2025 • 15:08 | Atualizado há 10 minutos

KEY POINTS

  • De acordo com o governo suíço, as tratativas buscarão "estabilizar as relações comerciais bilaterais" e melhorar o acesso ao mercado americano.
  • Acordo terá possíveis concessões adicionais desde que "compatíveis com a política agrícola suíça"; redução de barreiras não tarifárias; e comércio digital, no qual a Suíça afirma que continuará "a se abster de cobrar direitos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas" e não introduzirá um imposto sobre serviços digitais.
  • O texto recorda que, graças ao entendimento preliminar, em vez de uma tarifa adicional de 39%, será aplicado um teto tarifário de 15% sobre produtos suíços.

Wikimedia Commons

O governo suíço anunciou nesta sexta-feira (5) que o Conselho Federal aprovou um rascunho de tratativa de negociação para um acordo comercial com os EUA, passo que abre consultas junto às comissões parlamentares de Relações Exteriores. Segundo o comunicado, o objetivo central é “consolidar o alívio tarifário para bens suíços importados pelos EUA”, obtido na declaração conjunta firmada em 14/11.

De acordo com o governo suíço, as tratativas buscarão “estabilizar as relações comerciais bilaterais” e melhorar o acesso ao mercado americano.

Entre os temas a serem discutidos, o comunicado cita o comércio de bens – com possíveis concessões adicionais desde que “compatíveis com a política agrícola suíça”; redução de barreiras não tarifárias; e comércio digital, no qual a Suíça afirma que continuará “a se abster de cobrar direitos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas” e não introduzirá um imposto sobre serviços digitais.

Leia mais:

EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%

O governo destaca ainda cooperação em segurança econômica, investimentos e cadeias de valor, reiterando que “a soberania e a neutralidade da Suíça permanecem intactas”. O comunicado menciona que empresas suíças planejam investir pelo menos US$ 200 bilhões nos EUA nos próximos cinco anos, enfatizando que se trata de iniciativas privadas.

O texto recorda que, graças ao entendimento preliminar, em vez de uma tarifa adicional de 39%, será aplicado um teto tarifário de 15% sobre produtos suíços. A declaração também prevê que os dois países iniciem rapidamente negociações para um acordo comercial juridicamente vinculante.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;