Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“A trégua foi bastante surpreendente”, analisa CEO da Buysidebrazil sobre acordo entre China e EUA
Publicado 13/05/2025 • 12:43 | Atualizado há 5 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 13/05/2025 • 12:43 | Atualizado há 5 meses
O recente acordo tarifário entre os Estados Unidos e a China tem gerado reações positivas nos mercados globais, com analistas enxergando a trégua como um alívio para o comércio internacional. Andrea Damico, economista-chefe e CEO da Buysidebrazil, avalia que a redução substancial das tarifas, com uma diminuição de até 115%, foi uma surpresa, já que as expectativas eram de um encontro inicial.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (13), a executiva destacou que, após meses de tensão, os dois países perceberam a gravidade da guerra comercial e, por isso, decidiram adotar uma abordagem mais conciliatória. “Eu vejo como algo bastante relevante, sim, do ponto de vista da mudança do cenário”, disse, ressaltando que a incerteza no mercado diminui.
Quando o assunto é o impacto no Brasil, Andrea disse acreditar que a tese de que um conflito comercial entre os EUA e a China beneficiaria o país esfria um pouco, mas não desaparece totalmente.
O acordo entre as duas maiores economias do mundo pode enfraquecer as chances de o Brasil se beneficiar da disputa, especialmente no setor agropecuário, onde a China retalia os EUA com a importação de produtos de outros países. No entanto, segundo Andrea, mesmo com essa diminuição, o Brasil ainda poderá encontrar oportunidades em acordos bilaterais com outros países.
Apesar de a China ser um investidor importante, ela destaca que os valores envolvidos não são tão expressivos em comparação com o total de investimentos estrangeiros no país. “A China tem pouca participação nos investimentos financeiros brasileiros, mas é um grande investidor na economia real”, disse.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
CEO do Pão de Açúcar renuncia e grupo nomeia diretor financeiro como interino
Eletrobras vai mudar nome para AXIA Energia e tickers na bolsa passarão a ser AXIA3 e AXIA6