CNBC

CNBC Impacto da IA no mercado de trabalho: jovens do setor de tecnologia são os primeiros afetados, diz economista do Goldman Sachs

Tarifas do Trump

Alckmin critica tarifas dos EUA sobre exportações brasileiras: “totalmente injustificado”

Publicado 05/08/2025 • 13:06 | Atualizado há 15 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Em coletiva nesta terça-feira (5), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, classificou como "totalmente injustificado" o aumento das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos exportados pelo Brasil.
  • Segundo ele, a medida compromete a competitividade brasileira no comércio internacional.

Em coletiva nesta terça-feira (5), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, classificou como “totalmente injustificado” o aumento das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos exportados pelo Brasil. Segundo ele, a medida compromete a competitividade brasileira no comércio internacional.

Alckmin afirmou que, dos dez produtos mais exportados pelos Estados Unidos ao Brasil, oito entram no país com tarifa zero. A média tarifária de importação desses itens, de acordo com ele, é de 2,7%. “A tarifa média de importação dos produtos americanos para o Brasil é 2,7%. E eles impuseram tarifas de 50% sobre vários produtos brasileiros”, disse.

O vice-presidente observou que apenas três grandes economias do mundo possuem superávit comercial, entre elas o Brasil. Mesmo assim, segundo ele, os produtos brasileiros continuam sendo taxados de forma desigual. “Foi excluído 45% das nossas exportações da Seção 232, 694 itens. A tarifa foi equalizada com o restante do mundo. Mas mais de 35% seguem com a tarifa de 10% mais 40%”, explicou.

Alckmin destacou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é buscar a reversão desse quadro por meio do diálogo. “A orientação do presidente Lula tem sido negociação. E nós vamos trabalhar para reverter esse processo, apoiar as empresas, o emprego e o setor produtivo”, afirmou.

Leia mais:

Commodities encontrarão seu destino, diz Haddad sobre impacto de tarifação dos EUA

Gleisi diz que sanções dos EUA são chantagem de Trump para interferir na Justiça brasileira

Medidas de estímulo à exportação

Durante a fala, Alckmin também anunciou medidas voltadas para o estímulo às exportações, como o lançamento do programa Acredita Exportação, voltado a pequenas empresas. Segundo ele, o programa prevê a devolução imediata de 3% do crédito tributário. “Todas as pequenas empresas brasileiras vão ter 3% devolução imediata do crédito tributário, estimulando as pequenas empresas a exportarem”, disse.

Ele também citou a criação do Portal Único da Exportação, que deve gerar economia anual estimada em R$ 20 bilhões ao reduzir a burocracia no comércio exterior. “Uma carga parada um dia num porto representa 0,8% do valor da carga”, argumentou.

Outros temas: tributação, meio ambiente e democracia

Alckmin comentou ainda sobre a reforma tributária, que segundo ele, vai “desonerar investimento, desonerar exportação, garantir visibilidade, estabilidade e segurança jurídica”. Ele também mencionou os avanços na área ambiental, com a redução de mais de 50% no desmatamento e a expectativa da COP30 em Belém (PA).

O vice-presidente fez uma defesa da democracia como valor fundamental para o desenvolvimento com inclusão. Ele citou um pensamento da Grécia Antiga, segundo o qual “as leis não podem ser como teias de aranha que apanham os pequenos seres, mas são rasgadas pelos grandes”. E concluiu: “A democracia é civilizatória. É um princípio e um valor que deve nortear a nossa existência humana.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump