BREAKING NEWS

EUA iniciam investigação sobre práticas comerciais desleais do Brasil

CNBC

CNBC Depois de recordes, bitcoin cai abaixo de US$ 117 mil com bloqueio de leis cripto de Trump

Tarifas do Trump

Alckmin diz que Brasil busca negociar com EUA para reverter tarifas e critica decisão como “injusta”

Publicado 15/07/2025 • 12:51 | Atualizado há 8 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Alckmin afirmou que o governo brasileiro está empenhado em reverter as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, classificando a medida como “injusta” e prejudicial para os dois países.
  • Segundo ele, há mobilização do setor produtivo e disposição do governo em dialogar com os norte-americanos.
  • “O que nós ouvimos aqui é negociação. Ou seja, um empenho para rever [as tarifas], o que coincide com a proposta do governo brasileiro e do presidente Lula”, afirmou o vice-presidente.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (15) que o governo brasileiro está empenhado em reverter as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, classificando a medida como “injusta” e prejudicial para os dois países. Segundo ele, há mobilização do setor produtivo e disposição do governo em dialogar com os norte-americanos.

Alckmin participou de uma reunião com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de setores exportadores como os de aeronaves, siderurgia, alumínio, máquinas, têxteis, calçados, papel e celulose. De acordo com ele, o encontro foi “muito proveitoso” e reforçou o compromisso do governo Lula com a negociação.

Leia também:

Alckmin confirma que governo deve publicar Lei da Reciprocidade até terça-feira

Para Alckmin, a economia paulista é a maior vítima das tarifas

“O que nós ouvimos aqui é negociação. Ou seja, um empenho para rever [as tarifas], o que coincide com a proposta do governo brasileiro e do presidente Lula”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin destacou que as exportações brasileiras para os Estados Unidos cresceram 4,37% no primeiro semestre, enquanto as exportações americanas para o Brasil subiram 11,48%. “Portanto, é totalmente incompreensível essa decisão da tarifa. A união de todos nós é essencial para revertê-la”, disse.

O ministro também comentou a proposta da indústria de ampliar o prazo para negociações, diante do curto período estipulado para a vigência das tarifas. “O prazo é exíguo, mas vamos trabalhar para tentar avançar ao máximo nesse prazo”, afirmou.

Ele revelou que já houve diálogo com autoridades norte-americanas, incluindo o secretário Howard Lutnick e o embaixador da Representação Comercial dos EUA. O Itamaraty também participou das tratativas, e uma carta confidencial foi enviada aos EUA há dois meses, sem resposta até o momento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump