CNBC

CNBC Bill Gates afirma que cortes de Trump na USAID são devastadores: “Ainda dá tempo de reverter”

Tarifas do Trump

Chefe da UE adia retaliação por tarifas dos EUA em busca de acordo

Publicado 13/07/2025 • 10:55 | Atualizado há 9 horas

AFP

KEY POINTS

  • A presidente da Comissão Europeia afirmou que Bruxelas continuará adiando a retaliação às tarifas norte-americanas sobre aço e alumínio, enquanto busca um acordo para evitar tarifas mais amplas de 30%.
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogou por terra meses de negociações minuciosas ao anunciar no sábado que imporia tarifas abrangentes de 30% ao bloco de 27 países caso nenhum acordo fosse alcançado até 1º de agosto.
  • "Os Estados Unidos nos enviaram uma carta com medidas que entrarão em vigor, a menos que haja uma solução negociada. Por isso, vamos estender a suspensão de nossas contramedidas até o início de agosto", disse von der Leyen a jornalistas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de sua reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, em 21 de janeiro de 2020.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de sua reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, em 21 de janeiro de 2020. (Foto: JIM WATSON/AFP)

JIM WATSON/AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou neste domingo (13) que Bruxelas continuará adiando a retaliação às tarifas norte-americanas sobre aço e alumínio, enquanto busca um acordo para evitar tarifas mais amplas de 30%.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogou por terra meses de negociações minuciosas ao anunciar no sábado que imporia tarifas abrangentes de 30% ao bloco de 27 países caso nenhum acordo fosse alcançado até 1º de agosto.

“Os Estados Unidos nos enviaram uma carta com medidas que entrarão em vigor, a menos que haja uma solução negociada. Por isso, vamos estender a suspensão de nossas contramedidas até o início de agosto”, disse von der Leyen a jornalistas.

“Ao mesmo tempo, continuaremos nos preparando para as contramedidas, para que estejamos totalmente prontos”, acrescentou.

Leia também:

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial

Rodrigo Loureiro: tarifa de Trump à União Europeia pegou líderes de surpresa

Ministro da Economia do México diz que país já está em negociação com EUA sobre tarifas

A presidente da Comissão Europeia enfatizou que a União Europeia “sempre deixou muito claro que prefere uma solução negociada. Isso continua valendo, e usaremos o tempo que temos até 1º de agosto”.

A atual suspensão das medidas de retaliação da UE em resposta às tarifas norte-americanas sobre aço e alumínio expiraria entre a noite de segunda para terça-feira.

Bruxelas preparou tarifas sobre produtos dos EUA no valor de aproximadamente 21 bilhões de euros, em resposta às medidas impostas por Trump sobre importações de metais no início deste ano.

Mas, em abril, anunciou que adiaria essas medidas para dar espaço à construção de um acordo comercial mais amplo com o governo Trump.

“Desde o início, trabalhamos e agora estamos prontos para responder com contramedidas. Nos preparamos para isso e podemos responder, se necessário”, afirmou von der Leyen.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump