CNBC CEO da Nvidia diz que ficar de fora do mercado de IA da China seria uma “perda tremenda”

Tarifas do Trump

China alerta que guerra tarifária dos EUA é “grande risco” para a economia mundial

Publicado 06/05/2025 • 14:53 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • O ministro das Finanças da China, Lan Fo'an, criticou duramente as tarifas dos Estados Unidos por trazerem "riscos enormes e sem precedentes" para a economia global.
  • Separadamente, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que os Estados Unidos precisam mudar sua abordagem "ameaçadora" se quiserem chegar a um acordo.
Zhongnanhai é a sede do governo da República Popular da China e do Partido Comunista da China

Zhongnanhai é a sede do governo da República Popular da China e do Partido Comunista da China

維基小霸王 (Wiki Little Overlord)

O ministro das Finanças da China, Lan Fo’an, criticou duramente as tarifas dos Estados Unidos por trazerem “riscos grandes e sem precedentes” para a economia global, de acordo com um artigo publicado por seu ministério nesta terça-feira (06).

Separadamente, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que os Estados Unidos precisam mudar sua abordagem “ameaçadora” se quiserem chegar a um acordo, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

As duas maiores economias do mundo estão envolvidas em uma guerra comercial punitiva, na qual o presidente americano Donald Trump impôs tarifas de até 145% sobre muitos produtos chineses e Pequim retaliou com taxas de 125% sobre as importações dos Estados Unidos.

Lan Fo’an, falando em uma reunião do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) em Milão, que começou no domingo, não mencionou especificamente os Estados Unidos, mas disse que os riscos eram resultado de “um certo país que lançou guerras tarifárias e comerciais”.

“A atual situação internacional está se tornando mais turbulenta e caótica, o unilateralismo e o protecionismo estão em ascensão”, disse ele, pedindo aos membros do BAD que respeitem as regras das instituições multilaterais.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, falando em uma coletiva de imprensa diária citada pela Xinhua, disse: “Se uma solução negociada é realmente o que os Estados Unidos desejam, eles devem parar de ameaçar e pressionar e buscar um diálogo com a China baseado na igualdade, no respeito e no benefício mútuo.”

Lin acrescentou: “A posição da China é consistente e clara: lutaremos, se necessário. Nossas portas estão abertas, se os Estados Unidos quiserem conversar.”

O Ministério do Comércio da China levantou esperanças na sexta-feira (02) de que possa haver negociações com os Estados Unidos, ao afirmar que estava “atualmente avaliando” uma oferta americana de negociações comerciais.

No entanto, insistiu que Washington deve primeiro cancelar as “tarifas unilaterais” sobre a China, uma medida que Trump rejeitou em uma entrevista à NBC gravada na sexta-feira (02).

Trump disse na entrevista, que foi ao ar no domingo, que a economia chinesa estava “entrando em colapso”.

Questionado se reduziria as tarifas para levar a China à mesa de negociações, ele respondeu: “Por que eu faria isso?”

Pequim prometeu repetidamente travar uma guerra comercial “até o fim”, se necessário. Um vídeo publicado por seu Ministério das Relações Exteriores nas redes sociais na semana passada prometeu que “jamais se ajoelharia”.

Ambas as economias foram afetadas, pois as tarifas abalaram os mercados e prejudicaram as cadeias de suprimentos.

A atividade industrial da China encolheu em abril, com Pequim culpando uma “mudança brusca” na economia global.

Dados mostraram na quarta-feira passada que a economia americana se contraiu nos primeiros três meses do ano, à medida que os planos tarifários de Trump desencadearam um aumento nas importações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump