Empresas dos EUA encontram uma alternativa legal para as tarifas
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KEY POINTS
Diante do Tarifaço de Trump, China se prepara para o aumento de tarifas, enquanto o mundo se volta para outros mercados.
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As empresas estão encontrando uma solução alternativa para minimizar o impacto mais significativo das tarifas, utilizando uma legislação com décadas de existência conhecida como “regra da primeira venda”.
Na legislação aduaneira dos EUA, a regra da primeira venda permite que importadores americanos utilizem o preço da primeira venda em diversas transações para calcular os impostos alfandegários.
Por exemplo, um fabricante chinês vende uma camiseta para um vendedor de Hong Kong por US$ 5. Esse vendedor de Hong Kong, então, vende a camiseta para um varejista americano por US$ 10. Esse varejista americano, então, vende a camiseta aos consumidores por US$ 40.
Segundo a regra da primeira venda, o varejista americano pode pagar o imposto de importação sobre o preço inicial de US$ 5 do produto, em vez dos US$ 10 inflacionados pelo vendedor, eliminando assim o custo associado ao lucro do intermediário.
“O que as regras permitem que você faça é usar o preço de venda inicial da fábrica para o fornecedor para determinar o preço final do imposto”, disse Brian Gleicher, advogado sênior e membro da Miller & Chevalier Chartered, à CNBC por telefone.
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A regra da primeira venda existe desde 1988, mas ganhou atenção renovada durante o primeiro governo do presidente americano Donald Trump e, agora, durante seu mais recente regime tarifário.
“Quando o primeiro governo impôs tarifas de 25% [sobre a China em 2018], foi quando começamos a receber ligações. Agora, com as novas tarifas, a regra da primeira venda voltou a ser mencionada”, disse Sid Paruthi, sócio da consultoria americana Moss Adams, por videochamada.
“Ele já existe há muito tempo, mas… todo mundo está começando a explorá-lo com mais interesse”, disse Gleicher.
Aqui estão os critérios que as empresas devem cumprir para aplicar a regra:
Para algumas empresas, isso pode ser mais fácil de dizer do que de fazer.
Normalmente, o imposto padrão imposto pela alfândega dos EUA é baseado no preço de importação de uma mercadoria, colocando o ônus da prova sobre o importador, que deve demonstrar o custo inicial desse item. Isso pode nem sempre ser algo que um fornecedor esteja disposto a revelar.
“Se você é um importador, precisa obter o preço da primeira venda. Você precisa ter os dados”, disse Gleicher. “Os fornecedores podem não querer fornecer essas informações.”
Rich Taylor, consultor de desenvolvimento de negócios corporativos baseado no polo chinês de Ningbo, que assessora empresas da Fortune 500 sobre a regra da primeira venda desde o primeiro mandato de Trump, observou que “é preciso haver um nível de confiança entre todas as partes” devido aos riscos envolvidos.
No entanto, as complexidades adicionais podem valer a pena, dada a potencial economia de custos.
“Vocês [fornecedores] estão mantendo seus clientes. Vocês estão mostrando a eles que estão tentando fornecer a eles todas as ferramentas para reduzir seus custos”, disse Taylor.
“Se você não usar, o custo final vai aumentar. E se o seu concorrente estiver usando a regra [da primeira venda], você perderá essa vantagem sobre eles.”
As empresas parecem estar se dando conta disso.
Embora a regra da primeira venda seja amplamente aplicável a todos os produtos e setores, ela é particularmente útil em bens de consumo de maior valor e produtos de luxo, onde as margens são maiores.
No mês passado, a marca italiana de moda de luxo Moncler sinalizou que a regra da primeira venda proporcionava “benefícios significativos” à sua estrutura de custos.
“O custo da primeira venda, claro, o custo industrial… é muito menor do que o preço de varejo e representa cerca de 50% do preço entre empresas. Portanto, é claro, é um benefício significativo”, disse Luciano Santel, diretor executivo e diretor corporativo e de suprimentos da Moncler, a investidores durante uma teleconferência de resultados em 16 de abril.
A Kuros Biosciences, empresa de biotecnologia com sede na Suíça, anunciou no início deste mês que estava alterando suas operações, o que lhe permitiria adotar a política da primeira venda.
“O que faremos agora é alternar entre Zurique como um centro atacadista… o que, em essência, significa que podemos adaptar o chamado método de primeira venda”, disse Daniel Geiger, diretor financeiro da empresa de biotecnologia Kuros Biosciences, com sede na Suíça, durante uma teleconferência de resultados em 13 de maio.
Durante as teleconferências de resultados do primeiro trimestre, a fabricante americana de churrasco Traeger e a empresa de manufatura Fictiv também citaram a primeira venda como “mitigadores da cadeia de suprimentos” e meios para “minimizar os custos de tarifas e impostos”, respectivamente.
O uso da regra da primeira venda, embora perfeitamente legal, pode, no entanto, minar os esforços do governo Trump para aumentar a receita tarifária e impulsionar a terceirização da produção.
A Casa Branca não respondeu ao pedido de comentário da CNBC sobre o uso da regra da primeira venda e suas implicações para a política tarifária.
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA afirmou que não poderia fornecer dados sobre o uso recente da regra da primeira venda por importadores.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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