CNBC
Sam Altman, CEO da OpenAI

CNBCOpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá

Tarifas do Trump

EUA reduzem tarifas de importação do Japão para 15% em novo acordo comercial

Publicado 04/09/2025 • 17:56 | Atualizado há 12 horas

KEY POINTS

  • O entendimento prevê uma tarifa-base de 15% para quase todos os produtos japoneses, com exceções setoriais para automóveis, peças automotivas, produtos aeroespaciais, farmacêuticos genéricos e recursos naturais não produzidos nos EUA.
  • A medida substituirá sobretaxas anteriores aplicadas contra o Japão e entra em vigor de forma retroativa a partir de 7 de agosto de 2025.
  • Em contrapartida, o Japão abrirá seu mercado para diversos setores norte-americanos. O governo japonês se comprometeu a aumentar em 75% a importação de arroz dos EUA dentro do esquema de acesso mínimo, além de ampliar compras de milho, soja, fertilizantes, bioetanol e outros produtos agrícolas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (4) uma ordem executiva que formaliza um acordo comercial com o Japão, reduzindo tarifas sobre importações e abrindo espaço para investimentos bilionários no país.

O entendimento prevê uma tarifa-base de 15% para quase todos os produtos japoneses, com exceções setoriais para automóveis, peças automotivas, produtos aeroespaciais, farmacêuticos genéricos e recursos naturais não produzidos nos EUA. A medida substituirá sobretaxas anteriores aplicadas contra o Japão e entra em vigor de forma retroativa a partir de 7 de agosto de 2025.

De acordo com a Casa Branca, o objetivo é reduzir o déficit comercial, reforçar a base industrial americana e proteger a segurança nacional, em linha com medidas anteriores que restringiram importações de aço, alumínio e automóveis.

Concessões japonesas

Em contrapartida, o Japão abrirá seu mercado para diversos setores norte-americanos. O governo japonês se comprometeu a aumentar em 75% a importação de arroz dos EUA dentro do esquema de acesso mínimo, além de ampliar compras de milho, soja, fertilizantes, bioetanol (incluindo para combustível de aviação sustentável) e outros produtos agrícolas, em valores que somam US$ 8 bilhões por ano.

Tóquio também aceitou a entrada de veículos de passageiros fabricados nos EUA sem necessidade de testes adicionais, além de se comprometer a adquirir aeronaves comerciais e equipamentos de defesa norte-americanos.

Investimento bilionário

O ponto mais surpreendente do acordo é a promessa japonesa de investir US$ 550 bilhões nos Estados Unidos. Segundo o governo americano, os aportes serão escolhidos diretamente por Washington e deverão gerar centenas de milhares de empregos, expandir a manufatura doméstica e garantir prosperidade de longo prazo para o país.

Regras específicas

O documento estabelece que:

  • produtos japoneses com tarifa abaixo de 15% passarão a pagar 15%;
  • itens com tarifa igual ou superior a 15% não terão cobrança extra;
  • determinados setores estratégicos, como o aeroespacial e farmacêutico genérico, poderão ser isentos;
  • modificações futuras dependerão da implementação dos compromissos assumidos pelo Japão.

Contexto

O acordo foi anunciado em julho, mas dependia da assinatura da ordem executiva para entrar em vigor. Para Trump, trata-se de “um novo marco nas relações comerciais entre Estados Unidos e Japão”, baseado em reciprocidade e interesses nacionais compartilhados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump