Real Madrid.

CNBC EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025

Tarifas do Trump

Grupo de lobby cinematográfico do Canadá alerta para as “dificuldades” das tarifas de Trump

Publicado 05/05/2025 • 17:18 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • A tarifa de 100% proposta pelo presidente Donald Trump sobre filmes produzidos no exterior causará "dificuldades econômicas" no Canadá e nos Estados Unidos, afirmou a Associação Canadense de Produtores de Mídia.
  • A indústria cinematográfica global ficou abalada após o último anúncio de tarifas de Trump, mesmo com os detalhes do plano permanecendo obscuros.
  • "As ações propostas no anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, causarão perturbações significativas e dificuldades econômicas aos setores de produção de mídia em ambos os lados da fronteira Canadá-EUA", afirmou a CMPA.

Imagem de bandeira do Canadá

Pexels

A tarifa de 100% proposta pelo presidente Donald Trump sobre filmes produzidos no exterior causará “dificuldades econômicas” no Canadá e nos Estados Unidos, afirmou a Associação Canadense de Produtores de Mídia nesta segunda-feira (05).

A indústria cinematográfica global ficou abalada após o último anúncio de tarifas de Trump, mesmo com os detalhes do plano permanecendo obscuros.

“As ações propostas no anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, causarão perturbações significativas e dificuldades econômicas aos setores de produção de mídia em ambos os lados da fronteira Canadá-EUA”, afirmou a CMPA, um grupo de lobby nacional, em um comunicado.

Filmes de Hollywood e grandes produções televisivas americanas são regularmente filmados no Canadá.

Uma pesquisa com executivos de estúdios revelou que seus cinco principais locais de produção preferidos para 2025 e 2026 estavam todos fora dos Estados Unidos, devido aos competitivos incentivos fiscais oferecidos.

A maior cidade do Canadá, Toronto, ficou em primeiro lugar na lista, com Vancouver, na costa oeste, em terceiro.

O governo municipal de Toronto disse à AFP em um comunicado nesta segunda-feira (05) que estava “ciente” do anúncio de Trump e estava “trabalhando para reunir mais detalhes para ajudar a entender quaisquer impactos potenciais na indústria cinematográfica de Toronto”.

Hollywood é um setor importante da economia dos Estados Unidos, gerando mais de 2,3 milhões de empregos e US$ 279 bilhões em vendas em 2022, de acordo com os dados mais recentes da Motion Picture Association.

Mas, após as greves de Hollywood e os impactos da pandemia de Covid — que mudaram a forma como os americanos consumiam filmes, optando por assistir em casa em vez de nos cinemas —, a indústria ainda luta para recuperar seu impulso.

Trump afirmou que Hollywood estava sendo “devastada” por uma tendência de cineastas e estúdios americanos trabalharem no exterior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump