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“Muitas empresas não vão sobreviver sem o mercado americano”, afirma diretor do Sebrae-SP sobre tarifas ao Brasil
Publicado 14/07/2025 • 11:00 | Atualizado há 4 meses
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Publicado 14/07/2025 • 11:00 | Atualizado há 4 meses
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As micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras têm ampliado sua presença no comércio exterior, especialmente com produtos como café, mel, castanha-do-pará, orgânicos, calçados, cosméticos e artesanato. No entanto, a possibilidade de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos pode comprometer esse avanço, segundo avaliação de Marco Vinholi, diretor-técnico do Sebrae São Paulo.
“Muitas delas que miraram nesse mercado não vão sobreviver se não tiverem ele ao longo desse próximo período”, afirmou Vinholi ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
O diretor destacou que o mercado americano é estratégico para o segmento. Segundo ele, as MPEs encontram vantagens tributárias ao exportar e, em muitos casos, estruturaram seus negócios com foco principal nas vendas aos Estados Unidos. A imposição de tarifas, portanto, representa um risco direto à sustentabilidade dessas empresas.
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De acordo com Vinholi, as pequenas empresas têm menos margem de manobra para absorver custos extras e uma estrutura reduzida em comparação com grandes exportadoras. “É muito mais delicado essa taxação, tendo em vista que muitas delas apostaram nesse mercado como estratégia meio que única, muitas vezes”, afirmou.
O diretor também observou que as MPEs têm pouca capacidade de influenciar decisões políticas e que o caminho mais eficaz para enfrentar o cenário é a diversificação de mercados. “Abertura de novos mercados é algo essencial. Não é fácil para uma pequena empresa, é algo muito delicado, muito difícil, porque elas dependem muitas vezes de terceiros”, disse.
Apesar dos desafios, o momento é de crescimento para as MPEs brasileiras, segundo Vinholi. Ele apontou a inflação como um fator que pressiona os custos, mas ressaltou que há estabilidade e expansão no setor. “Hoje é tudo muito ágil, muito fácil, e eles têm conseguido uma abertura de mercado forte através dessa tecnologia”, disse, referindo-se ao uso de marketplaces e canais digitais como facilitadores da exportação.
O diretor concluiu afirmando que o Sebrae continuará apoiando as empresas no processo de internacionalização e adaptação às novas condições de mercado.
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