Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Semana tensa: enquanto missão empresarial vai a Washington tentar diálogo, julgamento de Bolsonaro acende alerta sobre tarifas
Publicado 31/08/2025 • 19:05 | Atualizado há 3 horas
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Saiba quais são as tarifas de Trump que podem ser anuladas — e as que permanecem — após a decisão da justiça dos EUA
China e Índia buscam estabilidade: líderes discutem fronteira e parcerias após confrontos
Publicado 31/08/2025 • 19:05 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Unsplash
Washington DC é a capital dos Estados Unidos
Enquanto setores brasileiros se preparam para a missão empresarial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro, há preocupação de que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF possa provocar uma reação contrária do governo americano sobre as tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
A Primeira Turma do STF inicia na terça-feira (2) as sessões do julgamento dos acusados de tentativa de golpe de Estado que pode condenar Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista que buscava reverter o resultado das eleições de 2022. O episódio histórico pode levar à prisão um ex-presidente da República e generais do Exército, uma medida inédita desde a redemocratização do país.
Leia também:
Brasília terá esquema especial de segurança durante julgamento de Bolsonaro, que começa terça-feira
Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões; entenda o passo a passo
Ao mesmo tempo, cresce a atenção sobre a postura de Donald Trump diante do julgamento. Isso porque o presidente dos EUA já manifestou publicamente apoio a Bolsonaro e citou a situação do ex-presidente entre os motivos para aplicar a tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto, além de sanções contra ministros do STF.
Enquanto isso, a missão empresarial, que reunirá associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas, tem como objetivo ampliar o diálogo com autoridades e o setor produtivo dos EUA.
Segundo a CNI, a estratégia inclui buscar novas exceções à regra, ampliar o rol de produtos com tarifas reduzidas, acompanhar a investigação 301 e engajar públicos de interesse nos EUA, criando canais de diálogo entre os dois governos.
“Nosso objetivo é sensibilizar o lado americano, levando propostas concretas de interesse mútuo, de forma a acelerar as negociações e incluir setores relevantes, mesmo aqueles com menor peso financeiro, mas grande representatividade industrial”, afirmou o presidente da CNI, Ricardo Alban.
A comitiva contará com dirigentes de associações de diversos setores: brinquedos (Abrinq), máquinas e equipamentos (Abimaq), têxtil (Abit), alumínio (Abal), carnes (Abiec), madeira (Abimci), café (Cecafé), ferramentas (ABFA), cerâmica (Anfacer), rochas (CentroRochas) e couros (CICB), além das federações industriais de Goiás (Fieg) e Santa Catarina (Fiesc). Empresas como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy também confirmaram presença.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, participará da audiência pública para defender o agro brasileiro frente ao processo aberto pelo governo dos EUA sobre supostas “práticas desleais” de comércio.
Ela terá cinco minutos de fala na audiência, marcada para quarta-feira (3), às 10h (horário de Washington), no United States International Trade Commission, 500 E St SW, Washington, DC. Detalhes sobre formato, restrições de acesso e uso de celular ainda estão sendo apurados.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ibovespa B3 sobe mais de 1% e volta aos 139 mil pontos, com bancos em destaque; dólar permanece estável
Grupo Alife-Nino compra participação nas redes Camarão & Cia e Camarada Camarão