Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Semana tensa: enquanto missão empresarial vai a Washington tentar diálogo, julgamento de Bolsonaro acende alerta sobre tarifas
Publicado 31/08/2025 • 19:05 | Atualizado há 2 meses
Pane em serviço em nuvem da Amazon afeta Mercado Livre, Roblox, Coinbase e várias grandes plataformas
Por que os carros elétricos perdem valor mais rápido — e por que isso pode mudar em breve
Enquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA
Custos e caos continuam a testar a resiliência da indústria automobilística dos EUA
Economia da China cresce 4,8% no trimestre, mas investimento recua pela primeira vez desde a pandemia
Publicado 31/08/2025 • 19:05 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash
Washington DC é a capital dos Estados Unidos
Enquanto setores brasileiros se preparam para a missão empresarial em Washington, nos dias 3 e 4 de setembro, há preocupação de que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF possa provocar uma reação contrária do governo americano sobre as tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
A Primeira Turma do STF inicia na terça-feira (2) as sessões do julgamento dos acusados de tentativa de golpe de Estado que pode condenar Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista que buscava reverter o resultado das eleições de 2022. O episódio histórico pode levar à prisão um ex-presidente da República e generais do Exército, uma medida inédita desde a redemocratização do país.
Leia também:
Brasília terá esquema especial de segurança durante julgamento de Bolsonaro, que começa terça-feira
Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões; entenda o passo a passo
Ao mesmo tempo, cresce a atenção sobre a postura de Donald Trump diante do julgamento. Isso porque o presidente dos EUA já manifestou publicamente apoio a Bolsonaro e citou a situação do ex-presidente entre os motivos para aplicar a tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros, em vigor desde 6 de agosto, além de sanções contra ministros do STF.
Enquanto isso, a missão empresarial, que reunirá associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas, tem como objetivo ampliar o diálogo com autoridades e o setor produtivo dos EUA.
Segundo a CNI, a estratégia inclui buscar novas exceções à regra, ampliar o rol de produtos com tarifas reduzidas, acompanhar a investigação 301 e engajar públicos de interesse nos EUA, criando canais de diálogo entre os dois governos.
“Nosso objetivo é sensibilizar o lado americano, levando propostas concretas de interesse mútuo, de forma a acelerar as negociações e incluir setores relevantes, mesmo aqueles com menor peso financeiro, mas grande representatividade industrial”, afirmou o presidente da CNI, Ricardo Alban.
A comitiva contará com dirigentes de associações de diversos setores: brinquedos (Abrinq), máquinas e equipamentos (Abimaq), têxtil (Abit), alumínio (Abal), carnes (Abiec), madeira (Abimci), café (Cecafé), ferramentas (ABFA), cerâmica (Anfacer), rochas (CentroRochas) e couros (CICB), além das federações industriais de Goiás (Fieg) e Santa Catarina (Fiesc). Empresas como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy também confirmaram presença.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, participará da audiência pública para defender o agro brasileiro frente ao processo aberto pelo governo dos EUA sobre supostas “práticas desleais” de comércio.
Ela terá cinco minutos de fala na audiência, marcada para quarta-feira (3), às 10h (horário de Washington), no United States International Trade Commission, 500 E St SW, Washington, DC. Detalhes sobre formato, restrições de acesso e uso de celular ainda estão sendo apurados.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar deve pedir recuperação judicial esta semana para evitar colapso financeiro
Ambipar pede recuperação judicial no Brasil e nos EUA para enfrentar dívida de R$ 10,5 bilhões
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Investidores preparam ações coletivas após perdas com COEs expostos a Ambipar e Braskem