Setor automotivo do México deve mirar o Brasil diante de tarifa dos EUA, diz especialista da FGV
Publicado 15/04/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 semanas
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 15/04/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
A tarifa de 25% imposta pelos Estados Unidos à importação de veículos pode gerar uma grande ociosidade nas montadoras do México e do Canadá, principais exportadores ao mercado norte-americano. Segundo Antônio Jorge Martins, coordenador da FGV e especialista no setor, o México deve buscar alternativas para escoar sua produção, e o Brasil pode estar no radar.
“Na medida em que haja essa ociosidade, pode-se supor que o México buscará preencher essa capacidade, possivelmente por meio de exportações ao Brasil”, disse o especialista em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (15).
Segundo Martins, esse movimento tende a criar um desequilíbrio para as montadoras instaladas no Brasil, já que a economia mexicana é mais aberta e internacionalizada. “O Brasil é muito mais fechado, e hoje a concorrência se dá entre estados, municípios e países. É preciso buscar maior competitividade”, disse.
Apesar da possível pressão, o especialista avalia que ainda há caminhos para a indústria brasileira. Ampliar escala e explorar novos mercados, como a América Latina e até a África, estão entre as estratégias possíveis.
Martins também comentou os esforços dos Estados Unidos para reindustrializar o país e reduzir o déficit comercial. Segundo ele, essa transição não será rápida. “Eles querem trazer de volta as atividades empresariais e industriais, mas isso não se faz da noite para o dia”, explicou.
Ele ainda destacou que a complexidade da cadeia automotiva torna inviável a produção 100% norte-americana. “A globalização é indispensável para lidar com os custos do setor.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Último adeus ao Papa Francisco reúne dezenas de autoridades e líderes mundiais; saiba como foi
Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Funeral do Papa Francisco: quem vai comparecer?
Último adeus ao Papa Francisco: cortejo de despedida percorre ruas de Roma
Trump assina ordem para levar IA às escolas e mira nova revolução educacional