Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tempestade de inverno nos EUA deixa ao menos 11 mortos, provoca apagões e leva a recorde de cancelamentos de voos
Publicado 26/01/2026 • 08:03 | Atualizado há 2 horas
Canadá descarta acordo de livre comércio com a China após ameaça de tarifas de Trump
Conheça a startup de vídeos com IA que atraiu Nvidia e Alphabet e alcançou avaliação de US$ 4 bilhões
Relação entre Europa e EUA vive pior fase desde criação da Otan, diz ex-chefe da UE
Assassinato de Alex Pretti: CEOs de Minnesota pedem “desescalada imediata”
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Publicado 26/01/2026 • 08:03 | Atualizado há 2 horas
Foto: Brett Carlsen / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Uma forte tempestade de inverno avançou do sul e do centro-oeste para o nordeste dos Estados Unidos no domingo (25), espalhando neve, gelo e temperaturas extremas que paralisaram o transporte, provocaram apagões em larga escala e deixaram ao menos 11 mortos, segundo autoridades locais.
Classificado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês) como um dos episódios de inverno mais severos das últimas décadas, o fenômeno atingiu cerca de 20 estados e a capital Washington, que decretaram estado de emergência.
Meteorologistas alertam para impactos potencialmente “catastróficos”, com estradas intransitáveis, risco elevado de acidentes e interrupções prolongadas no fornecimento de energia.
De acordo com o NWS, os efeitos do frio intenso devem persistir ao longo da próxima semana, com períodos prolongados de congelamento que mantêm ruas e calçadas escorregadias.
As primeiras mortes associadas ao episódio foram registradas na Louisiana, onde duas pessoas morreram de hipotermia. Autoridades locais destacaram o risco do frio extremo, ainda que nem todos os óbitos tenham sido oficialmente atribuídos ao clima.
Leia também: EUA: Trump aprova declaração de emergência para estados que enfrentarão tempestades
O site PowerOutage.us indicava mais de um milhão de clientes sem energia elétrica na tarde de domingo, principalmente no sul do país, onde a tempestade começou no sábado. No Tennessee, a queda de cabos causada pelo acúmulo de gelo deixou mais de 300 mil residências e estabelecimentos sem luz. Louisiana, Mississippi e Geórgia, estados menos acostumados a esse tipo de evento, registraram, cada um, mais de 100 mil interrupções no serviço.
Cortes de energia preocupam as autoridades diante de um frio considerado fora do padrão histórico para a região, com possibilidade de quebra de recordes de temperatura mínima. Também houve impactos significativos no Kentucky e na Geórgia, enquanto governos estaduais do Texas à Carolina do Norte e Nova York recomendaram que a população evitasse deslocamentos.
A nevasca alcançou ainda estados do centro do país, como Kansas, Oklahoma e Missouri, onde algumas áreas já acumulavam cerca de 20 centímetros de neve. No fim do domingo, a tempestade avançava sobre cidades densamente povoadas do nordeste, como Filadélfia, Nova York e Boston, levando neve e chuva congelante.
Leia também: Número de voos cancelados nos EUA no fim de semana após tempestade chega a quase 13 mil
O impacto no setor aéreo foi imediato. Aeroportos de Washington, Filadélfia e Nova York cancelaram a maior parte dos voos programados. Segundo o site FlightAware, mais de 15 mil voos de e para os Estados Unidos foram cancelados ao longo do fim de semana, além de milhares de atrasos. Para a segunda-feira, quase 2.500 voos já haviam sido suspensos preventivamente.
Em Washington, moradores acordaram com ruas e calçadas cobertas por vários centímetros de neve, enquanto escritórios federais permaneceram fechados como medida de precaução.
O presidente Donald Trump afirmou, em sua rede social Truth Social, que o governo acompanha a situação em coordenação com os estados afetados e pediu que a população permaneça em segurança.
A combinação de alertas meteorológicos e interrupções logísticas levou muitos consumidores a estocar alimentos e itens essenciais, deixando prateleiras vazias em supermercados de diversas regiões. O NWS advertiu que o gelo pode causar danos a árvores, ampliar os apagões e tornar as viagens “extremamente perigosas ou impossíveis”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
3
Mercados em alerta para intervenção conjunta no iene após sinalizações de Japão e EUA
4
Quem paga a conta? FGC avalia pedir reforço de R$ 30 bilhões após problemas com Master e Will Bank
5
72% das empresas não estão preparadas para a Reforma Tributária, aponta levantamento