Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tencent aposta no império WeChat de 1,4 bilhão de usuários para sair na frente na corrida de IA da China
Publicado 15/05/2025 • 06:54 | Atualizado há 3 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 15/05/2025 • 06:54 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Tencent
Divulgação
O aplicativo WeChat é indispensável para pessoas na China.
Com 1,4 bilhão de usuários mensais, é o principal serviço de mensagens do país. Mas é mais do que apenas uma maneira de conversar com amigos e familiares. O WeChat é frequentemente chamado de superaplicativo porque, dentro do programa, você pode acessar diversos recursos, como pagamentos e serviços móveis, como jogos, reserva de voos e até mesmo pagamento de contas de serviços públicos.
Os executivos da Tencent acreditam que isso lhe dará uma vantagem no campo altamente competitivo de inteligência artificial da China, onde gigantes da tecnologia estão gastando bilhões de dólares para progredir.
Durante uma teleconferência de resultados na quarta-feira, a empresa sediada em Shenzhen foi questionada sobre “IA agentiva” — a obsessão atual de empresas ao redor do mundo.
Embora várias empresas tenham diferentes interpretações da frase, ela é amplamente entendida como uma referência à IA projetada para realizar tarefas em nome de um usuário. Por exemplo, você pode solicitar à IA de um smartphone que reserve um restaurante para você, e ela trabalhará para concluir a tarefa em vários aplicativos, como seu navegador e mapas. É algo semelhante ao que o Google está desenvolvendo com o Gemini para dispositivos Android ou outros chatbots, como o ChatGPT da OpenAI.
A Tencent tem seu próprio chatbot, chamado Yuanbao, baseado no modelo fundamental da empresa e no da DeepSeek, a startup que causou impacto no mundo todo no início deste ano com sua IA de alto desempenho. A Tencent afirmou que, eventualmente, ele será avançado o suficiente para se tornar uma “IA de agente geral”.
Mas está competindo com produtos de gigantes rivais, incluindo o Alibaba Chatbot Quark e Baidu Ernie. E Martin Lau, presidente da Tencent, admitiu durante uma teleconferência de resultados na quarta-feira que isso “não seria muito diferente” de outras IAs de agência fornecidas por seus concorrentes.
No entanto, o executivo disse que há um segundo produto que o diferenciará de seus rivais: a IA, que fica dentro do WeChat, ou Weixin, como é conhecido na China.
“Dentro do ecossistema Weixin, temos a oportunidade de criar uma IA de agente bastante única que se conecta com os componentes exclusivos do ecossistema Weixin”, disse Lau.
Ele mencionou vários recursos do WeChat, incluindo criação de conteúdo, mensagens e miniprogramas — todos os aplicativos que ficam dentro do WeChat.
″[Isso] realmente abrange todos os tipos de informação, bem como capacidades transacionais e operacionais em muitos setores verticais de aplicações. Isso será extremamente único em comparação com outras IAs de agência mais gerais e é um produto muito diferenciado para nós”, disse Lau.
A Tencent já começou a lançar ferramentas de IA no WeChat, incluindo busca e geração de conteúdo. Mas os comentários de Lau refletem a visão de longo prazo da Tencent na China, onde a concorrência em IA continua a aumentar.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Governo Lula quer excluir da meta fiscal R$ 9,5 bi de medidas contra tarifaço
Varejistas de moda: três de quatro empresas listadas na B3 registram crescimento no 2º trimestre