Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tsunami provocado por forte terremoto é observado no Japão
Publicado 29/07/2025 • 21:43 | Atualizado há 2 meses
Corte de juros do Fed é ‘para gestão de riscos’, diz Powell
Amazon apresenta agente de IA para ajudar vendedores com tarefas tediosas
Ações da Alibaba disparam após empresa conquistar grande cliente para seus chips de IA
CEO da Nvidia diz estar ‘decepcionado’ após notícia de que a China proibiu seus chips de IA
ChatGPT é usado mais para fins pessoais do que profissionais, mostra estudo inédito da OpenAI
Publicado 29/07/2025 • 21:43 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Terremoto próximo à costa russa.
Foto: USGS
O primeiro tsunami de um enorme terremoto registrado no extremo leste da Rússia, que provocou alerta em todo o Pacífico, foi observado no norte do Japão, com cerca de 30 centímetros de altura, informou a emissora NHK nesta quarta-feira (30, data local).
A onda atingiu a principal ilha do norte, Hokkaido, e a NHK alertou que as próximas podem ser muito maiores.
Mais cedo, a agência meteorológica do Japão informou que ondas de até três metros eram esperadas por toda a costa norte e leste do Japão, até Wakayama, ao sul de Osaka.
Várias pessoas ficaram feridas no extremo leste da Rússia quando um poderoso terremoto de magnitude 8,7 foi registrado perto da costa na manhã desta quarta-feira (30, data local), informou a mídia estatal.
“Infelizmente, há pacientes que ficaram feridos durante o terremoto […] Todos os pacientes estão em condição satisfatória. Nenhum ferimento grave foi relatado até o momento”, disse Oleg Melnikov, ministro da Saúde da região administrativa de Kamchatka, citado pela agência de notícias estatal russa TASS.
A agência meteorológica do Japão aumentou, nesta quarta-feira (30, data local) seu alerta de tsunami pelo terremoto de magnitude 8,7 em frente ao litoral da Rússia, ao assinalar que são esperadas ondas de até três metros.
A previsão indica que as ondas devem chegar ao litoral japonês entre 10h e 11h30 locais (22h e 23h30 da terça-feira em Brasília), informou a autoridade meteorológica japonesa.
Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu nesta terça-feira (29) a costa leste da Rússia, próximo à Península de Kamchatka, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado a 136 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 19 km.
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho em negociações entre China e EUA
Após o tremor, autoridades norte-americanas emitiram um alerta de tsunami para áreas do Oceano Pacífico, incluindo o estado do Alasca. O Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos EUA recomendou monitoramento contínuo das condições oceânicas e orientações das autoridades locais.
No Japão, a Agência Meteorológica também emitiu um alerta de tsunami para a costa do Pacífico do país, com previsão de ondas de até 1 metro de altura. O aviso foi divulgado às 8h37 no horário local de quarta-feira (30), correspondente às 20h37 de terça-feira (29) em Brasília. “Tsunamis ocorrerão repetidamente. Não entre no mar e mantenha distância da costa até que o alerta seja retirado”, informou o comunicado oficial da agência no X (antigo Twitter).
Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos estruturais significativos nas regiões afetadas. Autoridades seguem monitorando os desdobramentos.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O último ato de um gênio: o testamento de Armani traça o futuro de seu império
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
PF prende diretores da ANM e empresários em esquema bilionário de corrupção em Minas