Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump anuncia acordo com Otan sobre Groenlândia e suspende tarifas contra a Europa
Publicado 21/01/2026 • 17:12 | Atualizado há 1 hora
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 dispara mais de 5 mil pontos, renova recordes e fecha acima dos 171 mil pontos
OpenEvidence, o ‘ChatGPT para médicos’, dobra valuation e chega a US$ 12 bilhões
Parlamento Europeu suspende acordo comercial com EUA após tensão sobre a Groenlândia
Enxurrada de vídeos por IA atinge mais de 1 milhão de canais e pressiona YouTube
Como The Weeknd deixou de ser vendedor de loja para se tornar o músico mais bem pago de 2025
Colapso do investimento na China eleva riscos de crédito para construtoras, bancos e governo
Publicado 21/01/2026 • 17:12 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Jonathan Ernst | Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, realiza uma reunião bilateral com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, no Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, Suíça, em 21 de janeiro de 2026
O presidente Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (21) que ele e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, “estabeleceram as bases de um futuro acordo em relação à Groenlândia”.
Trump disse que, devido a essa negociação, não irá mais aplicar as tarifas punitivas contra diversos países europeus que deveriam entrar em vigor no dia 1º de fevereiro. O anúncio foi feito por meio de sua rede social, Truth Social:
“Com base nesse entendimento, não imporei as tarifas que entrariam em vigor em 1º de fevereiro. Discussões adicionais estão sendo realizadas a respeito da Cúpula Dourada, no que diz respeito à Groenlândia. Mais informações serão disponibilizadas conforme o andamento das discussões. O Vice-Presidente JD Vance, o Secretário de Estado Marco Rubio, o Enviado Especial Steve Witkoff e outros, conforme necessário, serão responsáveis pelas negociações e se reportarão diretamente a mim. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!
DONALD J. TRUMP PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.”
Os mercados de ações subiram bruscamente logo após a postagem da atualização.
Os detalhes sobre o acordo-quadro (framework) ainda não estão claros. A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de informações adicionais feito pela CNBC.
Apesar da falta de detalhes, o anúncio marca uma reviravolta surpreendente na polêmica em torno das persistentes tentativas de Trump de adquirir a Groenlândia para os EUA.
Nas últimas semanas, o governo Trump ventilou a ideia de comprar a ilha ou até mesmo utilizar as forças militares dos EUA para assumir o controle do território, apesar de a Groenlândia pertencer à Dinamarca, um aliado da Otan.
Autoridades dinamarquesas e groenlandesas rejeitaram as investidas americanas, reiterando que a Groenlândia não está à venda. À medida que as tensões aumentaram, várias nações europeias da Otan reforçaram sua presença militar no território.
No último fim de semana, Trump reagiu ameaçando esses países com novas tarifas, começando em 10% no próximo mês e subindo para 25% em junho.
Mais cedo, nesta quarta-feira, durante um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Trump apresentou seus argumentos para que os EUA obtenham a Groenlândia por motivos de segurança nacional.
No entanto, Trump afirmou que não usaria força militar para obter o território. As ações, que haviam despencado no dia anterior em meio à crescente agressividade de Trump em relação à ilha, recuperaram-se imediatamente.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Will Bank: quem eram os antigos donos antes do Banco Master?
4
Quem é o dono do Will Bank? Conheça o executivo por trás da aquisição
5
Caso Banco Master se amplia após Banco Central liquidar Will Financeira