Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump anuncia acordo comercial com o Vietnã e tarifa de 20% sobre suas importações para os EUA
Publicado 02/07/2025 • 11:56 | Atualizado há 2 dias
Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
EUA suspendem restrições a software de chips para a China em sinal de trégua comercial
Publicado 02/07/2025 • 11:56 | Atualizado há 2 dias
Hanoi é a capital do Vietnã.
Unsplash
O presidente Donald Trump disse na quarta-feira que os Estados Unidos fecharam um acordo comercial com o Vietnã que inclui uma tarifa de 20% sobre as importações do país do sudeste asiático para os EUA.
O anúncio de Trump no Truth Social disse que o acordo dará aos EUA acesso livre de tarifas aos mercados do Vietnã.
O Vietnã também concordou que os produtos seriam cobrados com uma tarifa de 40% se fossem originários de outro país e transferidos para o Vietnã para embarque final aos Estados Unidos.
O processo, conhecido como transbordo, é usado para contornar barreiras comerciais. A China, um dos principais exportadores para os EUA, teria usado o Vietnã como um centro de transbordo.
O acordo foi revelado menos de uma semana antes do término de uma pausa de 90 dias em muitas das chamadas tarifas recíprocas de Trump, o que elevou as taxas dos EUA sobre importações de dezenas de países.
Sob esse esquema comercial protecionista, as importações vietnamitas para os EUA estavam sujeitas a uma tarifa geral de 46%.
Leia a publicação completa de Trump:
É uma grande honra anunciar que acabo de fechar um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã, após conversar com To Lam, o respeitado Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã. Será um grande acordo de cooperação entre nossos dois países. Os termos são que o Vietnã pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20% sobre todas as mercadorias enviadas para o nosso território e uma tarifa de 40% sobre qualquer transbordo. Em troca, o Vietnã fará algo nunca feito antes: dará aos Estados Unidos da América ACESSO TOTAL aos seus mercados comerciais. Em outras palavras, eles “ABRIRÃO SEU MERCADO PARA OS ESTADOS UNIDOS”, o que significa que poderemos vender nossos produtos para o Vietnã com tarifa ZERO. Na minha opinião, o SUV, ou, como às vezes é chamado, o Veículo de Motor Grande, que tem um desempenho tão bom nos Estados Unidos, será uma adição maravilhosa às diversas linhas de produtos no Vietnã. Lidar com o Secretário-Geral To Lam, o que fiz pessoalmente, foi um prazer absoluto. Obrigado pela sua atenção a este assunto!
Trump sinalizou que poderá ignorar ou revisar o prazo iminente para o aumento repentino das tarifas recíprocas. A pausa de 90 dias, que reduziu as tarifas sobre quase todos os outros países para uma alíquota fixa de 10%, foi imposta no início de abril para dar aos países um respiro enquanto negociavam acordos com os EUA.
Com o prazo se aproximando, o governo Trump apenas fechou acordos comerciais revisados com a China e o Reino Unido, embora tenha dito repetidamente que os EUA estão próximos de fechar acordos com vários outros países.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Partidos vão ao STF para garantir suspensão do IOF
Brasileiro ganhará uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood
Brasil 2030: líderes se reuniram para debater concessões e desenvolvimento sustentável no Brasil
Discussão jurídica sobre IOF não duraria cinco minutos, diz Dino
Wise lança produto com rendimento em euro, dólar e libra e anuncia Brasil como hub na América Latina