Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump culpa ‘globalistas’ pela queda do mercado de ações
Publicado 07/03/2025 • 09:16 | Atualizado há 9 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 ultrapassa 164 mil pontos pela primeira vez
Publicado 07/03/2025 • 09:16 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
REUTERS/Carlos Barria
Os principais índices acionários dos Estados Unidos despencaram nesta semana, à medida que investidores inquietos lutavam para compreender as amplas e voláteis políticas tarifárias do presidente Donald Trump.
No entanto, quando questionado no Salão Oval, na quinta-feira (6), se acreditava que suas tarifas estavam assustando os mercados, Trump atribuiu a culpa a outro fator.
“Muitos deles são países e empresas globalistas que não terão um desempenho tão bom”, respondeu Trump. “Porque estamos recuperando coisas que foram tiradas de nós há muitos anos.”
Trump não especificou quais eram “essas coisas”.
“Fomos tratados de forma muito injusta como país”, continuou. “Protegemos todo mundo. Fazemos tudo por esses países, e muitos deles têm uma natureza globalista.”
Não ficou claro o que exatamente ele quis dizer com “natureza globalista”, mas a NBC, do mesmo grupo da CNBC, informou na quinta-feira (6) que o governo Trump está considerando uma reformulação na forma como interage com os aliados da OTAN.
Mais tarde, no mesmo evento com a imprensa, Trump voltou a culpar os “globalistas” pela queda do mercado. “Acho que são os globalistas que veem o quão rico nosso país vai ser e não gostam disso.”
Ao longo de uma hora, Trump usou o termo “globalista” para descrever pessoas, empresas e países, tornando difícil precisar exatamente a que ele se referia.
Durante seu primeiro mandato, Trump denunciou repetidamente um conjunto de ideias que chamou de “globalismo” e rotulou alguns de seus adversários políticos como “globalistas”, enquanto promovia sua visão nacionalista e isolacionista.
O termo já foi alvo de críticas de quem aponta sua ligação com teorias conspiratórias antissemitas sobre judeus.
Segundo o Comitê Judaico Americano, o termo “globalista” é atualmente usado como “uma palavra-código para judeus, vistos como elites internacionais que conspiram para enfraquecer ou desmantelar a sociedade ‘ocidental’, utilizando suas conexões internacionais e controle sobre grandes corporações”.
Foi incomum Trump usar o termo “globalista” como um conceito genérico para explicar os movimentos diários do mercado de ações.
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao ser questionada sobre o contexto adicional da declaração de Trump.
Os comentários no Salão Oval ocorreram apenas dois dias depois de ele impor tarifas de 25% sobre o Canadá e o México, ao mesmo tempo, em que concedia isenções temporárias para muitos produtos vindos desses dois países vizinhos.
Trump negou que essas pausas tenham sido uma resposta à turbulência do mercado. “Nada a ver com o mercado”, afirmou ele, acrescentando: “Nem estou olhando para o mercado.”
Mesmo ao rejeitar a ideia de que suas tarifas causaram a venda massiva de ações, Trump reconheceu que essas medidas poderiam, pelo menos temporariamente, agitar os mercados.
“Sempre haverá uma pequena interrupção de curto prazo”, disse ele. “Não acho que será grande, mas os países e empresas que têm nos explorado não estão particularmente felizes com o que estou fazendo.”
“Novamente, haverá disrupção”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
2
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
3
Prêmio pelo Brasileirão reforça ainda mais o caixa do Flamengo; veja quanto foi o faturamento do time
4
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
5
VEM AÍ, A CASA CNBC DAVOS: maior evento econômico do mundo terá presença especial do Brasil em 2026