Trump diz que está “muito bravo” e “chateado” com Putin durante entrevista à NBC News
Publicado 30/03/2025 • 12:48 | Atualizado há 3 dias
Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA
Política francesa pode ficar ‘ainda mais bagunçada’ enquanto Le Pen protesta contra proibição, alertam analistas
China inicia exercícios militares perto de Taiwan, e adverte que ‘independência’ da ilha significa guerra
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 “entrarão em vigor imediatamente” após anúncio
DOJ buscará pena de morte para Luigi Mangione no caso de assassinato do CEO Brian Thompson
Publicado 30/03/2025 • 12:48 | Atualizado há 3 dias
WASHINGTON — O presidente Donald Trump disse à NBC News, do mesmo grupo da CNBC, que ficou “muito bravo” e “chateado” quando o presidente russo Vladimir Putin criticou a credibilidade da liderança do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, acrescentando que os comentários “não estavam indo para o lugar certo”.
A Agence France-Presse informou que Putin pediu na sexta-feira a criação de um governo de transição na Ucrânia, o que poderia efetivamente expulsar Zelenskyy.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para impedir o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia — o que pode não ser — mas se eu achar que foi culpa da Rússia, vou impor tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia”, disse Trump em uma ligação telefônica matinal com a NBC News no domingo.
“Seria que se você comprar petróleo da Rússia, você não pode fazer negócios nos Estados Unidos”, disse Trump. “Haverá uma tarifa de 25% sobre todo o petróleo, uma tarifa de 25 a 50 pontos sobre todo o petróleo.”
Os comentários do presidente foram feitos depois que ele criticou Zelenskyy anteriormente, dizendo que estava “cansado” de sua forma de lidar com a guerra e chamando-o falsamente de ditador.
Trump fez do fim da guerra na Ucrânia uma das principais promessas de política externa na campanha eleitoral, levando a reuniões entre autoridades dos EUA, Ucrânia e Rússia nos primeiros meses de seu segundo mandato.
Na semana passada, Rússia e Ucrânia concordaram com um cessar-fogo parcial e limitado que permitiria uma navegação segura no Mar Negro e interromperia ataques às instalações de energia uma da outra.
“Haverá uma tarifa de 25% sobre petróleo e outros produtos vendidos nos Estados Unidos, tarifas secundárias”, disse Trump, observando que as tarifas sobre a Rússia viriam dentro de um mês sem um acordo de cessar-fogo. Trump disse que Putin sabe que ele está bravo, mas observou que ele tem “um relacionamento muito bom com ele” e “a raiva se dissipa rapidamente… se ele fizer a coisa certa”.
Os dois homens planejam falar novamente esta semana, disse Trump.
Seus últimos comentários foram feitos após uma entrevista por telefone com a NBC News na noite de sábado.
Durante a entrevista, Trump também ameaçou “bombardear” e “tarifas secundárias” sobre o Irã se o país não fizesse um acordo com os EUA para garantir que não desenvolveria uma arma nuclear.
“Se eles não fizerem um acordo”, disse Trump sobre o Irã, “haverá bombardeios. Serão bombardeios como nunca viram antes.”
Autoridades dos EUA e do Irã estão “conversando”, disse Trump.
No entanto, em uma declaração no domingo, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian disse que rejeitou negociações diretas com os EUA sobre seu programa nuclear, na primeira resposta do país a uma carta enviada por Trump ao líder supremo da República Islâmica.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Suécia compra quatro aviões da Embraer e amplia parceria com o Brasil
Banco Master divulga balanço positivo 4 dias após aquisição pelo BRB
"Valor de mercado já ultrapassa os R$ 400 milhões", diz co-CEO de farmacêutica brasileira de cannabis
Etapa de Saquarema do Championship Tour da WSL atrai surfistas de elite ao Brasil e gera impacto econômico
JBS entra no setor de ovos com aquisição de 50% da Mantiqueira