Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump e Xi Jinping se reúnem na Coreia do Sul e prometem nova fase de cooperação entre EUA e China
Publicado 29/10/2025 • 23:48 | Atualizado há 2 semanas
Importantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani
Famílias bilionárias optam por comprar times esportivos em vez de colecionar arte e carros
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
EXCLUSIVO: empresas de IA admitem preocupação com bolha no mercado de ações
Alibaba mira assinaturas de IA e pagamentos tokenizados em parceria com o JPMorgan
Publicado 29/10/2025 • 23:48 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se encontraram nesta quarta-feira (29) na cidade sul-coreana de Busan, em meio a fortes expectativas por uma reaproximação entre as duas potências. O encontro bilateral foi o primeiro desde o início do segundo mandato de Trump e ocorreu após meses de escalada nas disputas comerciais e tecnológicas entre Washington e Pequim.
Durante a reunião, Trump chamou Xi de “grande líder de um grande país” e afirmou esperar “uma relação fantástica por muito tempo”. Xi respondeu destacando que as duas nações devem “permanecer no curso certo e garantir a navegação estável do grande navio das relações China–EUA”. O líder chinês também elogiou o papel americano em negociações internacionais de paz, citando os acordos no Oriente Médio e no Sudeste Asiático.
Leia também:
Trump e Xi Jinping têm encontro decisivo na Coreia do Sul com foco em tarifas, fentanil e soja
O encontro ocorre logo após Trump anunciar a retomada dos testes de armas nucleares dos EUA, decisão que ampliou a tensão global e foi vista por analistas como um gesto de pressão estratégica sobre rivais militares.
De acordo com fontes diplomáticas, a pauta do encontro incluiu tarifas comerciais, controle do fentanil, exportações de tecnologia e restrições sobre terras raras, insumos essenciais à indústria global de semicondutores e energia verde.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o professor Evandro Carvalho (FGV/UFF) afirmou que o encontro simboliza “um momento de distensão e tentativa de reconstrução do diálogo”. Segundo ele, “o clima é diplomático e protocolar, mas indica uma sinalização de boa vontade entre os dois líderes”.
Carvalho observou ainda que Trump pode flexibilizar tarifas nos próximos meses para reduzir o impacto sobre consumidores americanos, em meio ao contexto eleitoral. “Há uma busca por resultados rápidos que tragam alívio econômico interno, sem abrir mão da retórica de força frente à China”, avaliou.
Xi Jinping participa de sua primeira visita oficial à Coreia do Sul em 11 anos, onde também deve comparecer à Reunião de Líderes Econômicos da APEC, em Gyeongju.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Trump exclui itens agrícolas da tarifa recíproca e atualiza regras de importação
3
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
4
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção