O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (17) os principais membros de sua equipe de política econômica, que integrará o Conselho Econômico Nacional (NEC, na sigla em inglês) da Casa Branca.
O NEC é responsável por aconselhar o presidente em questões econômicas nacionais e internacionais.
O anúncio ocorre a três dias da posse de Trump, que será realizada na próxima segunda-feira (20).
“Tenho o prazer de anunciar a equipe brilhante que fará parte do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, sob a liderança de Kevin Hassett, um dos economistas mais respeitados do mundo. Vamos desencadear um renascimento da prosperidade e inovação nos Estados Unidos, colocando os cidadãos, as famílias e os negócios de nossa nação em primeiro lugar”, disse Trump em comunicado.
Os indicados por Trump são:
- Robin Colwell: será assistente adjunta do presidente para política econômica e vice-diretora do NEC. Colwell atuou na Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump como assistente especial para tecnologia, telecomunicações e políticas de cibersegurança.
- Nels Nordquist: será assistente adjunto do presidente para política econômica e vice-diretor do NEC para assuntos econômicos internacionais. Ele foi diretor de equipe do Subcomitê de Segurança Nacional, Financiamento Ilícito e Instituições Financeiras Internacionais do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
- Paige Willey: assumirá como assistente adjunta do presidente para política econômica e vice-diretora do NEC. Willey integrou a equipe de liderança executiva do procurador-geral do Texas, Ken Paxton.
- Ryan Baasch: será assistente especial do presidente para política econômica, com foco em tecnologia, telecomunicações e cibersegurança. Anteriormente, Baasch foi procurador-geral associado do Texas, supervisionando divisões de execução civil.
- Emory Cox: ocupará o cargo de assistente especial do presidente para relações econômicas internacionais. Cox já atuou como assessor econômico sênior do senador Tommy Tuberville, do Alabama.
- Cale Clingenpeel: será assistente especial do presidente para política econômica, com foco em comércio, imigração e trabalho. Clingenpeel foi economista-chefe da Greenmantle, empresa de consultoria macroeconômica e geopolítica.
- Andrew Lyon: assumirá como assistente especial do presidente para política econômica, com ênfase em política tributária. Lyon foi secretário adjunto no governo George W. Bush e economista sênior do Conselho de Consultores Econômicos no governo George H. W. Bush.
- Jeff Wrase: será assistente especial do presidente para política econômica, com foco em regulação financeira e setor bancário. Wrase atuou como economista-chefe no Comitê Econômico Conjunto do Congresso e nos Comitês de Orçamento da Câmara e do Senado, além do Comitê Bancário, de Habitação e Assuntos Urbanos do Senado.
- Joel Zinberg: ocupará o cargo de assistente especial do presidente para política econômica, com foco em saúde e desregulamentação. Zinberg trabalhou na primeira administração Trump como economista sênior e conselheiro-geral no Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca. Ele também foi cirurgião geral e oncológico por quase 30 anos e professor clínico associado de cirurgia na Escola de Medicina Icahn, no Monte Sinai, em Nova York.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live