CNBC

CNBCÍndia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi

Mundo

Trump pede investigação “honesta” sobre morte de enfermeiro em Minnesota

Publicado 27/01/2026 • 17:44 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump disse na terça-feira que quer “uma investigação muito honrada e honesta” sobre a controversa morte do enfermeiro de UTI Alex Pretti.
  • “Quero ver a investigação, vou acompanhá-la de perto”, afirmou. “Quero ver com meus próprios olhos.

Evelyn Hockstein/Reuters

O presidente Donald Trump disse na terça-feira que quer “uma investigação muito honrada e honesta” sobre a controversa morte do enfermeiro de UTI Alex Pretti, provocada por um agente federal em Minnesota no fim de semana.

“Estamos fazendo uma grande investigação”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.

“Quero ver a investigação, vou acompanhá-la de perto”, afirmou. “Quero ver com meus próprios olhos.”

Pouco depois de Trump falar, o MS Now, citando três pessoas informadas sobre o assunto, informou que o Departamento de Justiça decidiu não conduzir uma investigação de direitos civis sobre a morte de Pretti.

“Em vez disso, duas unidades do Departamento de Segurança Interna irão investigar seus próprios agentes e o homem que eles mataram”, informou o MS Now.

Os comentários de Trump foram os mais recentes de uma série de declarações e ações feitas por ele e pela Casa Branca que buscaram reduzir o tom das declarações inicialmente belicosas de sua administração sobre a morte de Pretti no sábado, em Minneapolis.

A morte de Pretti ocorreu semanas depois de um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) na cidade ter atirado fatalmente em outra cidadã americana, Renee Good, enquanto ela tentava dirigir para longe após outro agente ordenar que ela saísse do carro.

Leia mais:
Usuários relatam dificuldade em criticar o ICE no TikTok dos EUA; empresa relata falha
Obama e Michelle criticam atuação do ICE após assassinato de enfermeiro em Minneapolis
Morte em ação do ICE em Minneapolis leva democratas a exigir retirada de agentes e ameaça paralisação do governo

Na segunda-feira, Trump disse que Tom Homan, o “czar da fronteira” de sua administração, iria a Minnesota para gerenciar as operações do ICE no local. Homan teria entrado em conflito com a secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, que inicialmente chamou Pretti de “terrorista doméstico” que queria “infligir o máximo de dano a indivíduos e matar agentes da lei”.

“Tom Homan… está em Minnesota agora, está se reunindo com o governador [Tim Walz] e também com o prefeito [Jacob Frey], acho que mais tarde”, disse Trump. “E estou ouvindo que tudo isso está indo muito bem.”

Trump conversou por telefone com Walz e Frey na segunda-feira. Ambos os políticos são democratas e, há semanas, vinham criticando fortemente o aumento do envio de agentes de fiscalização de imigração da administração Trump para Minneapolis e outras localidades.

Na segunda-feira, vários veículos de imprensa relataram que Greg Bovino, comandante-geral da Patrulha de Fronteira, estava deixando Minneapolis, onde seus comentários sobre a morte de Pretti e outras questões relacionadas à fiscalização da imigração haviam intensificado as tensões.

Bovino havia afirmado que Pretti, que portava uma arma de fogo legalizada no momento do confronto com agentes federais, poderia ter tido a intenção de “massacrar as forças da lei”.

As alegações de Noem e Bovino foram enfraquecidas por vídeos feitos no momento do tiroteio de Pretti, que mostram ele no chão quando aparentemente é baleado pelas costas por um agente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;